Publicado em 05/05/2019 às 11:35, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Famílias comemoram assinatura dos contratos do Lote Urbanizado

Programa habitacional é executado em Sidrolândia por meio de parceria entre Governo do Estado, Prefeitura e pelos beneficiários

Karina Souza, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Beneficiários deram depoimento sobre a realização do sonho (Fotos: Eduarda Leon)

O sonho de muitos brasileiros é conseguir sua própria casa. Na quinta-feira (02), 15 famílias deram o primeiro passo para isso se concretizar. Um dia de emoção para os beneficiários que assinaram o contrato pelo Programa Lote Urbanizado, para construírem suas unidades habitacionais auxiliadas pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de Sidrolândia.

Desde 2016 correndo atrás, o pedreiro Claudinei Novaes, de 34 anos, finalmente conseguiu a oportunidade aguardada. Com limitações físicas (uma das pernas é mecânica), lembrou que mesmo com a deficiência ele já levantou uma casa, agora está na hora de construir a própria. “Agora vou construir minha própria casa com o meu próprio suor”.

A moradora do Assentamento Capão Bonito II, Cleusa de Souza, de 43 anos, umas das beneficiadas pelo Projeto Lote Urbanizado, se sentia nas nuvens por estar realizando o seu sonho. “Hoje acho que é tudo, nós iremos assinar o contrato do lote, isso que estou imaginando sabe, já vou ter minha própria casa, é um sonho realizado”.

Já a Orientadora Social, Rutileia Raquel, de 44 anos, assim que soube que iria conseguir o lote decidiu sair do aluguel e morar com a sua mãe no Jardim Alfa. Desse jeito acreditou que iria economizar e juntar o dinheiro para construir sua casa. Emocionada ela conta que é o começo de um sonho, um recomeço, com a felicidade de saber que irá conseguir dar um teto para o seu filho.

Por um momento de sua vida Rutileia desanimou, quando foi fazer a inscrição para participar do projeto, mesmo indo de madrugada para fila, quando chegou para ser atendida já tinha encerrado o limite de vagas, mas ainda podia fazer a inscrição para ficar na reserva. Com 78 pessoas na sua frente na lista de espera a tristeza bateu e já não acreditava que iria conseguir. Passando por uma fase difícil de sua vida enfim ela recuperou sua esperança quando soube que restava apenas 3 pessoas na sua frente. Mas alegria chegou quando ficou sabendo que ela foi uma das beneficiadas pelo Lote Urbanizado. “Quando fiquei sabendo eu chorei tanto, eu estava trabalhando no CRAS aí as meninas me contaram, eu não acreditava, foi um milagre, foi um recomeço, foi uma coisa muito de Deus”.

Jocilia Cardoso, de 43 anos, conta que foi contemplada porque o filho tem deficiência intelectual (paralisia cerebral). Mesmo decorridos muitos anos ela nunca perdeu a fé, a certeza que um dia conseguiria. “Olha a gente tem que colocar na mão de Deus e confiar, que vai dá certo”. Mesmo convicta de que obteria a moradia, não esperava que fosse neste momento. Trabalhando com artesanato para ajudar o marido, Jocilia tem fé que em menos de 24 meses sua casa já estará pronta. “Assim vamos construindo de tijolinho por tijolinho, mas eu estou muito feliz graças a Deus”.

O Programa

De acordo com a Agehab, a parceria para o Projeto Lote Urbanizado é formada a ‘três mãos’: a prefeitura doou o terreno (em Sidrolândia a Prefeitura Municipal Gestão 2017/2020, através da Secretaria de Infraestrutura ainda fez a terraplenagem), o Estado construiu a base da residência (com fundação, instalações hidráulicas e sanitárias, contrapiso e primeira fiada em alvenaria) e a família beneficiada a partir de agora entra com a mão de obra e a compra do material restante. O prazo para a conclusão é de 24 meses contados a partir da assinatura de autorização para execução da obra.

Segundo a coordenadora executiva de Habitação e Urbanismo, Juliana Zorzeto, diariamente ocorre a fiscalização e acompanhamento às famílias nas obras. “Eu sou a arquiteta responsável, a gente tem o mestre de obra que está lá diariamente com as famílias, qualquer dúvida ele liga para gente, sanamos as dúvidas deles e tudo mais”.