Publicado em 07/03/2022 às 15:19, Atualizado em 07/03/2022 às 20:21

Prefeita e deputado percorrem trajeto do acesso ao Capão Bonito que será asfaltado

Assessoria de Comunicação da Prefeitura ,
Foto: Rafael Brites

A prefeita de Sidrolândia, Vanda Camilo, acompanhada do deputado estadua,l Gerson Claro, percorreu nesta segunda-feira (07/03) o trajeto de 25 km do acesso ao Assentamento Capão Bonito, que será asfaltado pelo Governo do Estado. A Agesul (Agência Estadual de Empreendimentos) lançou licitação da obra que deve começar em maio. O investimento deve ser de R$ 42.307.663,71, com prazo de execução de um ano.

A prefeita e o deputado conversaram com os produtores e assentados da região onde moram 3.500 famílias dedicadas a produção agrícola e pecuária.

O anúncio da pavimentação do acesso, ligação entre duas estradas estaduais (MS-162 e 455), foi comemorado pelos moradores. "Este asfalto vai melhorar o escoamento da produção, além de facilitar o acesso a Campo Grande, pela estrada da Gameleira e o Capão Seco”, comenta o assentado Paulo Pereira Osmar, que mora há 22 anos no Capão Bonito e se dedica à produção leiteira.

Gilson Vieira dos Santos, há 18 anos no Assentamento São Pedro, diz que o asfalto vai dar maior segurança ao escoamento da produção agrícola. A partir da próxima safra vai firmar parceria para a produção de soja e milho. José Severino, do Capão Bonito 2, que produz abacaxi, convive com as dificuldades de tráfego no acesso em dias de chuva.

Foto: Rafael Brites

Licitação

Nesta segunda-feira foi publicado o edital da licitação da obra que terá a abertura das propostas das empresas participantes no próximo dia 7 de abril.

A expectativa para o início das obras é do secretário Estadual de infraestrutura, Eduardo Riedel, em entrevista concedida por telefone à Rádio Jota FM, que teve a participação da prefeita, Vanda Camilo, e do deputado, Gerson Claro. A prefeita e o parlamentar logo após a entrevista se deslocaram para a região, onde almoçaram e percorreram o trajeto de 25 km que será asfaltado.

A obra, segundo Riedel, deve ficar pronta em 12 meses, a partir da assinatura da ordem de serviço.

Servirá de conexão com a estrada da Gameleira num trecho a 20 km do núcleo urbano do distrito do Capão Seco. Na agrovila encontrará a MS- 258, já asfaltada até a BR-06O e em obras de pavimentação até a BR-163, perto da divisa com Campo Grande e Nova Alvorada do Sul.

O projeto executivo da obra foi elaborado pela Polo MS Engenharia e Geotecnologias Ltda. O projeto vai custar R$ 356.404,94, valor aproximadamente 28,71% abaixo do orçamento de referência, R$ 500 mil.

Outros investimentos

Segundo o secretário Estadual de Infraestrutura, além do asfalto de acesso ao Capão Bonito, em Sidrolândia está em andamento o recapeamento da MS-162 (trecho Sidrolândia/Maracaju), a pavimentação da MS-258 (trecho Capão Seco/BR-163). Nos próximos dias começa o asfalto da BR-060 até a Serra da Urca e está previsto o recapeamento Sidrolândia/Quebra Coco.