Publicado em 13/09/2021 às 07:15, Atualizado em 13/09/2021 às 11:26

Carreta do Hospital do Amor estaciona a partir de 3ª no Brizolão

Serão três dias de atendimento (terça, quarta e quinta-feira), período em que serão feitas 150 mamografias e 162 preventivos.

Assessoria ,
Cb image default
Foto: Rafael Brites

A partir desta terça-feira (14) vai estar em Sidrolândia, estacionada em frente do o Ginásio de Esportes Brizolão, Hospital de Amor, oferecendo exames de mamografia e Papanicolau. Serão três dias de atendimento (terça, quarta e quinta-feira), período em que serão feitas 150 mamografias e 162 preventivos.

Só restam vagas para o preventivo. As mamografias foram agendadas em agosto, quando a carreta esteve na cidade e o atendimento foi suspenso porque o mamógrafo estragou.

Para se cadastrar, basta levar cópia os seguintes documentos: comprovante de residência, RG, CPF e cartão do SUS.

- Quesitos necessários para a realização do exame Papanicolau:

Ter idade entre 25 e 64 anos; realizar anualmente o exame (caso não tenha completado um ano do último exame não poderá fazer nesta oportunidade); não estar gestante (se estiver com a menstruação atrasada é necessário o teste de gravidez); não usar pomadas ginecológicas, pelo menos, dois dias antes do exame); não estar menstruada.

Mamografia

A mamografia é um exame realizado com um aparelho chamado de mamógrafo, uma espécie de raio-x, que comprime a mama e gera imagens de alta qualidade capazes de revelar lesões, nódulos, assimetrias e diagnosticar o câncer de mamas.

Papanicolau

De forma rápida, é recolhido uma pequena amostra de células do colo uterino para ser analisado em laboratório. Este exame serve para detectar se há alterações nas células do colo do útero.