Publicado em 25/02/2019 às 09:07, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Durante o “Prefeitura no Campo”, novidades em Saúde foram anunciadas às comunidades

Visitas médicas em assentamentos distantes a partir de março e UBS para a área rural no Novo Posto Central para breve, são inovações asseguradas pela Gestão 2017/2020

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Nazareth, Alambari Fetagri e João Batista receberam o "Prefeitura no Campo" na quarta-feira, 20/02 (Fotos: Rafael Brites)

A Prefeitura de Sidrolândia promoveu na quarta-feira (20/02) a segunda edição do Projeto “Prefeitura no Campo”, onde realizou três reuniões ao longo do dia, com moradores dos Assentamentos Nazareth, Alambari Fetagri e João Batista.

O prefeito Dr. Marcelo Ascoli – autor do projeto colocado em prática pela Gestão 2017/2020 – mobilizou os gestores de todos os setores da Municipalidade, como os Secretários, diversos Diretores e Coordenadores de área estratégicas. Acompanharam as ações também, o vice-prefeito Wellison Muchiutti Hernandes e a primeira-dama Ana Lídia Ascoli. O vereador Jean Nazareth foi outra autoridade a marcar presença às reuniões.

Secretaria de Saúde explicou as inovações propostas pela Gestão 2017/2020 para os moradores do campo

Estrutura de Saúde terá inovações para comunidades rurais

No âmbito da Saúde terá início no mês de março o roteiro diário de atendimento através de uma caminhonete com gabinete itinerante composto por médico, enfermeiro e técnico, aos assentamentos distantes onde há dificuldades do deslocamento da Unidade Móvel da Saúde (os ônibus têm muitos anos de uso, necessitam de reparos constantes e por isso nem sempre estão à disposição para transitar pelas localidades rurais).

As lideranças comunitárias decidirão pelo endereço dentro do assentamento onde a equipe realizará as consultas. A previsão é de que cada localidade receba duas visitas mensais.

A notícia agradou aos moradores, que pontuaram entre as principais necessidades, melhor acesso às consultas médicas em suas regiões.

Lideranças elogiaram o Projeto "Prefeitura no Campo"

UBS para moradores da área rural

Outra inovação que a Gestão 2017/2020 propiciará às comunidades distantes, e que foi anunciada durante o “Prefeitura no Campo” é a instalação de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) dentro do prédio que abrigará o Novo Posto de Saúde Central, prestes a ser inaugurado pela atual Administração Municipal.

Conforme destacou o prefeito, esta UBS será destinada ao atendimento dos moradores das áreas rurais, que não tiverem o acesso às consultas nas Unidades de Saúde em suas regiões.

Dr. Marcelo explicou que no local, além de médico e profissionais de enfermagem, haverá gabinete odontológico para a população rural, com a presença de dentista frequentemente na UBS.

- Estamos em fase de conclusão da adequação e reforma do prédio que atendeu o CEM, e que passará a abrigar o Novo Posto de Saúde Central. Além do ESF Central às famílias da área de cobertura, também teremos a UBS para a população das regiões rurais. A Prefeitura está inovando em alguns serviços para melhorar a cobertura aos moradores de áreas distantes. Inclusive com o atendimento médico nos assentamentos com esta equipe volante – enfatizou o prefeito durante o “Prefeitura no Campo”.

Aos moradores é dada a oportunidade de se expressar publicamente e diretamente aos secretários

População tem voz

A ideia central do projeto, de acordo com o Dr. Marcelo Ascoli, é que o cidadão tenha a oportunidade de se manifestar perante os gestores públicos, para fazer a cobrança, reivindicar, sugerir ou questionar.

- A Prefeitura toma bastante o nosso tempo, porque são inúmeros assuntos, documentos para assinar, reuniões de trabalho, e saídas para percorrer nossas regiões ou para fora em busca de recursos para o município. Então, nem sempre o prefeito, o vice, a primeira dama e os secretários estão com tempo disponível para prestar atendimento ao público. Com este Projeto “Prefeitura no Campo” e “Prefeitura no Bairro”, é possível reencontrar as pessoas, ouvir as demandas e explicarmos a cada morador como está o nosso trabalho. É o momento que nós gestores temos, também, de olhar nos olhos do cidadão, expormos nossas dificuldades, sempre agindo com a verdade, dizendo se é possível ou não atender determinadas reivindicações – concluiu o prefeito.

Nos próximos dias sairá o anúncio da próxima região que receberá o projeto para a área urbana e rural.