Publicado em 31/08/2021 às 17:51, Atualizado em 31/08/2021 às 22:04

Em Sidrolândia, Castramóvel já operou mais de 50 animais

Após todos os procedimentos agendados serem realizados, divulgaremos uma data para novos cadastros

Suélen Duarte, Assessoria de Comunicação da Prefeitura,
Cb image default
(Foto: Divulgação)

A unidade móvel de atenção à saúde animal de Sidrolândia, popularmente conhecida como Castramóvel, avaliou 59 felinos (gatos), sendo castrados 31. Recentemente, a médica veterinária Kênia Aniz, responsável pela unidade, iniciou as avaliações e castrações dos caninos, seguindo o cronograma dos animais cadastrados e pré-selecionados em 2020.

De acordo com a Kênia Aniz, dois mil animais foram cadastrados. “Nós temos que executar o serviço por etapas. Na primeira etapa, a equipe atendeu 11 gatos da Associação Protetora dos animais e 20 da população. Dos avaliados, tivemos 10 donos que não levaram o felino no dia da cirurgia e 18 felinos que ou sumiram do dono ou estão em tratamento inaptos para a castração. Seguimos agora para o agendamento e castração dos cães machos de até 5 anos e até 10kg”, explica.

Os pets receberam a avaliação profissional, para o diagnóstico de aptidão ao procedimento da castração, e tomaram a vacina antirrábica, preconizada pela resolução do Conselho de Medicina Veterinária. Kênia destaca que equipe do Castramóvel liga agendando a data para o procedimento de castração.

Os serviços de cirurgias são gratuitos e iniciaram, de fato, no mês de junho. O ato de início contou com a presença da prefeita, Vanda Camilo, e do deputado estadual Márcio Fernandes, autor do projeto que se tornou programa de castração de cães e gatos em 69 municípios de Mato Grosso do Sul. Após o ato, o deputado enviou uma emenda, para Sidrolândia, no valor de R$ 200 mil reais, que foi destinado para a conclusão das obras do Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ).

A Prefeitura informa que, após todos os procedimentos agendados serem realizados, divulgará uma data para novos cadastros.