Publicado em 24/06/2026 às 16:50, Atualizado em 24/06/2026 às 20:23
Secretaria de Saúde reforça que o não comparecimento aos atendimentos prejudica outros pacientes e impacta a organização dos serviços
A Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) faz um alerta à população sobre o alto número de faltas registradas em consultas agendadas com especialistas na rede pública de saúde. O não comparecimento aos atendimentos afeta diretamente a organização dos serviços e reduz o aproveitamento das vagas disponíveis para a população.
Cada consulta não realizada representa uma oportunidade perdida de atendimento para outro paciente que aguarda por uma vaga. Além disso, as ausências dificultam o planejamento das agendas, comprometem a organização dos serviços e podem aumentar o tempo de espera para quem necessita de atendimento especializado.
Uma consulta que você falta faz falta para alguém
Quando um paciente não comparece à consulta e não informa previamente que não poderá estar presente, a vaga deixa de ser aproveitada por outra pessoa que poderia receber atendimento naquele horário.
Por isso, nos casos em que não for possível comparecer, a orientação é que o paciente responda à mensagem enviada pela Central de Regulação, informando a impossibilidade de comparecimento. Dessa forma, a vaga poderá ser disponibilizada para outro paciente que esteja aguardando atendimento.
A Secretaria de Saúde também destaca a importância de manter o número de telefone atualizado junto à unidade de saúde de referência, pois os contatos e confirmações de consultas são realizados por esse canal. A atualização cadastral pode ser feita diretamente na própria unidade.
Acompanhar as mensagens da Central de Regulação, manter os dados atualizados e avisar com antecedência quando não puder comparecer são atitudes simples que ajudam a otimizar o uso das vagas e contribuem para um atendimento mais eficiente e acessível para toda a população.