Publicado em 05/08/2021 às 16:50, Atualizado em 05/08/2021 às 21:08

Secretaria de Saúde entrega materiais e equipamentos odontológicos para Unidades de Saúde e UPA

Administração busca oferecer para os pacientes um atendimento seguro e responsável

Karina Souza, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Fotos: Rafael Brites

Na tarde desta quinta-feira (05/08), a Prefeitura de Sidrolândia, através da Secretaria de Saúde (Semsp), realizou a entrega aos profissionais da área odontológica, materiais e equipamentos que possibilitarão realizar atendimento de qualidade aos seus pacientes, mesmo diante dos riscos causados pela pandemia.

Com o investimento de R$ 89.879,69 (oitenta e nove mil, e oitocentos e setenta e nove reais, e sessenta e nove centavos), foi entregue canetas de alta rotação, autoclaves, bombas a vácuo, instrumentais, materiais de consumo, entre outros equipamentos que serão distribuídos nas Unidades de Saúde e na Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA).

A nova administração, tem buscado oferecer um atendimento odontológico na rede pública do município seguro e responsável, possibilitando capacitar os profissionais, readequar os ambientes de atendimento odontológico, adquirir materiais e equipamentos para que possam realizar um serviço de qualidade.

De acordo com Etiene Paim Osiro, a odontóloga responsável pela Saúde Bucal do Município, essa atenção da administração com a saúde é muito importante, tendo em vista o risco de contaminação dos profissionais e dos pacientes. Com os equipamentos e materiais é possível a realização do tratamento odontológico de forma segura em momentos de pandemia.

“Sabemos que a transmissibilidade do Sars-Cov-2, causador da Covid-19, ocorre através de gotículas expelidas pelo nariz e pela boca. Dessa forma, podemos afirmar que o atendimento odontológico apresenta um grande risco para os profissionais da área quanto para os pacientes. Tendo em vista que, durante o atendimento, o dentista fica muito próximo da boca e nariz do paciente, ocorrendo contato com fluidos corporais como saliva e sangue, além de realizar procedimentos que geram aerossóis e gotículas que podem conter o vírus, então com essa ajuda podemos ter um atendimento seguro e responsável”, encerrou.

A entrega desses equipamentos foi feita pela prefeita Vanda Camilo, que parabenizou aos profissionais pelo os serviços prestados na Saúde.

O secretário Luiz Carlos Alves, que esteve presente no ato, agradeceu e ressaltou a importância de cada profissional nessa nova gestão.

“A nossa intenção é fazer o melhor para a população, acolher o paciente com serviço de qualidade, dar condições de trabalho para aos nossos profissionais, com materiais, insumos, prédios limpos e organizados. Este é o nosso compromisso a curto prazo, pretendemos dar uma nova cara para a saúde, e contamos com os nossos profissionais que são as peças importantes para esse serviço”, disse.

Durante a entrega, os profissionais participaram de uma dinâmica de apresentação, onde falaram o nome e o sentimento que eles estão tendo em relação ao trabalho esse ano. Vários sentimentos foram relatados de satisfação, orgulho, felicidade, otimismo, alegria e gratidão.

Para a Joandra Marks de Souza, da Unidade de Saúde Cascatinha, ela relatou que além do sentimento de alegria, é um momento de alívio.

“Alívio, porque ano passado foi um ano tenso, de pânico por ter parado os atendimentos, e agora estamos retomando de novo os agendamentos, agora as coisas vão entrar nos eixos e nos trilhos de novo” encerrou.