Publicado em 04/06/2019 às 19:32, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

UPA em Sidrolândia completa dois anos de funcionamento com a marca de 257,5 mil procedimentos

No período a Prefeitura já investiu mais de R$ 5 milhões do volume total de R$ 8,6 milhões aplicados na Unidade de Pronto Atendimento que foi inaugurada no dia 5 de junho de 2017. Atual Gestão, na contra mão do que ocorre no Brasil, decidiu bancar funcionamento da estrutura

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Imagens da data da inauguração da UPA (Fotos: Rafael Brites)

Inaugurada no dia 5 de junho de 2017, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) – 24 Horas “Vanessa Benites do Nascimento Nogueira” localizada à Rua Ponta Porã esquina com a Avenida Antero Lemes da Silva, em Sidrolândia, está completando nesta quarta-feira (05/06), dois anos de pleno funcionamento.

Neste período foi alcançada a marca de 257.511 mil procedimentos (atendimentos por clínico geral, pediatra, ortopedista, pequenas cirurgias, Raio X e pela enfermagem). A Gestão 2017/2020 da Prefeitura de Sidrolândia já investiu em recursos próprios ao longo deste tempo mais de R$ 5 milhões.

A coragem do prefeito Dr. Marcelo Ascoli, apoiado pela equipe administrativa, foi preponderante para abrir as portas da UPA em Sidrolândia, com a finalidade de melhorar a estrutura de atendimento à população, 24 horas com serviços de urgência e emergência.

Prefeitura investe mais de 60% do total de R$ 8,66 milhões empregados até agora na unidade

Crise financeira não desanimou Gestão

Com recursos cada vez mais escassos, a União, Estados e Municípios enfrentam sérias dificuldades para oferecer serviços públicos de qualidade à população. A crise financeira, inclusive, forçou o fechamento de UPAs em várias cidades brasileiras, enquanto que mais de 150 sequer foram inauguradas, apesar de prontas e equipadas. O desafio colocado às prefeituras é manter a estrutura, que consome altas quantias de recursos, embora sua importância para a sociedade.

Sabedor deste entrave, o Dr. Marcelo ainda foi aconselhado por lideranças políticas a não abrir a UPA, preocupados que estavam com o momento econômico do País e com as dificuldades que a UPA poderia impor às finanças de uma Gestão que estava se iniciando em Sidrolândia.

Mesmo com as prudentes recomendações e ciente do volume de dispêndio necessário para a manutenção da unidade, o prefeito tomou a decisão de inaugurar a UPA, e assim Sidrolândia passou a ter um reforço de peso à estrutura de Saúde Pública.

Aliado às dificuldades já listadas, outro problema surgiu para a Gestão 2017/2020 da Prefeitura, que foi a obrigatoriedade de fazer algumas obras para adequações estruturais no prédio para atender às normas do Ministério da Saúde. Aí, mais um aporte financeiro inesperado. A obra, porém, foi realizada, e o prédio mobiliado.

UPA em Sidrolândia foi inaugurada no dia 05/06/2017

Número de atendimentos é maior do que no primeiro ano

Dados informados pela diretora da UPA, enfermeira Cleide Roque Machado, revelam que desde a inauguração, até o dia 04/06/2019 ocorreram 257.511 procedimentos – 110.468 entre 05/06/2017 e 04/06/2018, e 147.043 de 05/06/2018 a 04/06/2019 – provenientes de atendimentos feitos por médicos clínico geral, pediatra, ortopedista (trauma), também por pequenas cirurgias, Raio X e pela enfermagem.

A unidade possui profissionais em todas as áreas necessárias para o atendimento e equipamentos como Raio-X, Eletrocardiografia, Laboratório para Exames de Urgências e leitos de observação.

Investimento com a UPA também é maior no segundo ano

A maior parte dos recursos para o funcionamento da UPA – R$ 8,66 milhões em 24 meses – vem dos cofres municipais, com R$ 5 milhões, mais que o dobro na participação entre os entes.

O Governo Federal destinou no período em torno de R$ 2,4 milhões (R$ 100 mil mensalmente), e o Governo do Estado aproximadamente R$ 1,2 milhão (R$ 50 mil/mês).

A verba serve para o pagamento de pessoal, insumos, materiais utilizados pela enfermagem, impressos, produtos de limpeza, além dos medicamentos, entre outros.

No primeiro ano (2017/2018) foram investidos em torno de R$ 3,96 milhões nos 12 meses, média de R$ 330 mil mensais.

O aporte aumentou no período 2018/2019, em torno de R$ 4,7 milhões, com R$ 391,6 mil por mês.