02/09/2023 às 11:11, Atualizado em 02/09/2023 às 12:37

Desfile Cívico no CB I destacou a Pátria, Município e a produção no campo

Escolas levaram criatividade ao desfile no Capão Bonito I (Fotos: Bruna Loschi)

A agrovila do assentamento Capão Bonito I foi a primeira localidade a receber a série de desfiles cívicos, que a Prefeitura de Sidrolândia, sob a organização da Secretaria Municipal de Educação (Seme), estará realizando pelos 201 anos da Independência do Brasil.

O evento aconteceu na manhã deste sábado (02/09), e reuniu autoridades municipais e moradores dos assentamentos Capão Bonito I, Capão Bonito II, Barra Nova I, Barra Nova II, São Pedro, Mutum e Estrela.

Em nome da administração, a secretária de Educação, Viviane Franco, e o secretário-adjunto, Rafael Rodrigues, fizeram uso da palavra e valorizaram os esforços e auxílio dos servidores da Seme e das comunidades escolares envolvidas, para a realização dos desfiles, e agradeceram aos moradores pela presença.

A vereadora Juscinei Claro Dino, falou em nome do Poder Legislativo, ao lado de seus colegas Otacir Figueiredo (presidente), Cledinaldo Cotócio e Joana Michalski, presentes ao desfile.

As organizações participantes, levaram ao desfile pelotões de alunos caracterizados de personalidades ilustres da Pátria e do Município. Valorizaram a história do Brasil, e destacaram Sidrolândia e os 70 anos de emancipação, em comemoração neste 2023.

A produção da agricultura familiar a origem de homens do campo também foram tema dos desfiles.

Desfilaram neste dia, E. M. Darcy Ribeiro – Polo (Capão Bonito I) e as Extensões Valinhos e Estância Belém (Geraldo Garcia), E. M. Ariano Suassuna (Barra Nova II), Monteiro Lobato (Capão Bonito II), E. E. Paulo Eduardo de Souza Firmo Extensões São Pedro e Capão Bonito II. No encerramento a tropa com cavaleiros e amazonas da Comitiva do Lobão, conduzindo cavalos e bois.

Os desfiles cívicos terão continuidade na terça-feira (05/09), às 8h na Aldeia Córrego do Meio, e em seguida, na Aldeia Lagoinha.

Antes, na segunda-feira, os atos de hasteamento e arriamento das bandeiras levarão escolas da área urbana à Praça Central Porfírio de Brito, às 7h30 e 16h30, respectivamente.