08/07/2021 às 10:38, Atualizado em 08/07/2021 às 11:10

UPA realiza mais de 6 mil atendimentos em um mês

O trabalho que é realizado sete dias por semana garante que nenhum paciente que procura a unidade volte para casa sem ser atendido

A Prefeitura de Sidrolândia, através da Secretaria de Saúde registrou somente no mês de junho 6.170 atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA).

Com o empenho da administração municipal e a dedicação de toda a equipe profissional, o trabalho que é realizado sete dias por semana garante que nenhum paciente que procura a unidade volte para casa sem ser atendido.

A UPA funciona como pronto socorro, portanto atende casos de urgência e emergência.

Emergência é quando há uma situação crítica ou algo iminente, com ocorrência de perigo; incidente; imprevisto. No âmbito da medicina, é a circunstância que exige uma cirurgia ou intervenção médica de imediato.

Urgência é quando há uma situação que não pode ser adiada, que deve ser resolvida rapidamente, pois se houver demora, corre-se o risco até mesmo de morte.

Na unidade também é realizado Raio X, procedimentos ortopédicos, atendimentos odontológicos, eletro cardiograma, coletas, suturas, atendimento psicológico e assistência social.

Quando não se trata de urgência ou emergência o primeiro contato da população com o SUS deve ser através de uma Unidade de Saúde (ESF).

Confira o relatório mensal

Atendimentos: 6.170