A Prefeitura de Sidrolândia, através da Secretaria de Saúde registrou somente no mês de junho 6.170 atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA).
Com o empenho da administração municipal e a dedicação de toda a equipe profissional, o trabalho que é realizado sete dias por semana garante que nenhum paciente que procura a unidade volte para casa sem ser atendido.
A UPA funciona como pronto socorro, portanto atende casos de urgência e emergência.
Emergência é quando há uma situação crítica ou algo iminente, com ocorrência de perigo; incidente; imprevisto. No âmbito da medicina, é a circunstância que exige uma cirurgia ou intervenção médica de imediato.
Urgência é quando há uma situação que não pode ser adiada, que deve ser resolvida rapidamente, pois se houver demora, corre-se o risco até mesmo de morte.
Na unidade também é realizado Raio X, procedimentos ortopédicos, atendimentos odontológicos, eletro cardiograma, coletas, suturas, atendimento psicológico e assistência social.
Quando não se trata de urgência ou emergência o primeiro contato da população com o SUS deve ser através de uma Unidade de Saúde (ESF).
Confira o relatório mensal
Atendimentos: 6.170
Observação: 1.595
Urgências: 357
Emergências: 40
Encaminhados ao hospital: 64
Raio X: 2.108
Procedimentos ortopédicos: 390
Atendimentos odontológicos: 155
Notificação: 44
Eletro cardiograma: 87
Sintomas gripais: 1.495
Isolamentos: 174
Coletas: 125
Suturas: 22
Atendimentos psicológicos: 19
Assistência Social: 04