Nos dias 6, 7 e 8 deste mês, a Agrovila do Capão Seco recebeu uma importante ação itinerante promovida pela Prefeitura de Sidrolândia, em parceria com a AGRAER (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural). A iniciativa levou serviços essenciais aos moradores da área rural, facilitando o acesso à cidadania.
Durante três dias, diversas secretarias municipais estiveram presentes oferecendo atendimentos como testes rápidos, vacinação, emissão de carteiras de trabalho, orientações técnicas, abertura de processos para regularização fundiária, além da distribuição de mudas em troca de lixo eletrônico. Também foram oferecidos serviços previdenciários como aposentadoria, auxílio-doença e auxílio-maternidade.
O secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Cleyton Martins, celebrou o resultado da ação. “É motivo de felicidade ter um evento dessa dimensão, com tantas secretarias trabalhando em conjunto, com os feirantes participando. Isso mostra nosso comprometimento com quem mais precisa”.
Ele ainda destacou a parceria com a AGRAER e o apoio do prefeito Rodrigo Basso. “O prefeito apoiou e ampliou a iniciativa, garantindo que outras secretarias também estivessem presentes. Esse evento é fruto do compromisso dele com a população”.
Moradores da região aprovaram a iniciativa. O senhor Nilson Maia, morador do Capão Seco desde 2020, aproveitou para dar entrada na transferência do lote de sua esposa. “É muito bom para quem mora aqui e, às vezes, tem dificuldade de sair. Vem até onde a gente está, isso é maravilhoso”, completou dizendo ver com esperança o crescimento do local.
Outro beneficiado foi Genevaldo, morador do Eldorado 1, que buscou informações sobre a regularização do seu lote. “Estou há 17 anos aqui, quero regularizar para ter acesso aos créditos que temos direito”, afirmou.
O coordenador regional da AGRAER, Valdecir Batista Alves, também avaliou positivamente a ação. Ele explicou que esta foi a segunda edição do programa “Agraer em Ação” em Sidrolândia. “Nós iniciamos em Terenos e já estamos na quinta edição. Aqui em Sidrolândia estivemos no Capão Bonito 2, com bastante atendimento, com produtores já saindo com a documentação. Estamos transformando vidas”, finalizou dizendo que muitas pessoas já tinham direito adquirido, mas não conseguiam acessar. De acordo com ele, entre 300 a 350 pessoas foram atendidas ao longo dos três dias.