30/03/2022 às 13:51, Atualizado em 30/03/2022 às 13:52

Assistência Social abre nesta quinta-feira inscrição para o Bombeiros do Amanhã

A Secretaria Municipal de Assistência Social abre inscrições nesta quinta-feira (31) para crianças e adolescentes, entre 9 a 14 anos de idade, participarem do Projeto Bombeiros do Amanhã, que prevê atividades no contraturno escolar. Nesta quarta-feira (30) o projeto foi apresentado ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

As inscrições, limitadas a uma pessoa por família, serão feitas das 7h às 11h e das 13h às 16h no CRAS São Bento, na Rua Leôncio de Souza Brito S/N. As inscrições vão até o próximo dia 8 de abril e o processo de seleção será entre 11 e 14 de abril.

Poderão participar do projeto social alunos das escolas públicas, que sejam de famílias inscritas no Cadastro Único. Haverá 60 vagas, 30 para o período matutino e 30 com atividades à tarde. No dia 15 de abril os pais ou responsáveis dos selecionados terão que entregar os documentos e assinar o termo de compromisso. Dia 18 de abril começam o período de adaptação das atividades do projeto e no dia 30 de abril acontece a solenidade da aula inaugural.

Recursos

O projeto Bombeiros do Amanhã foi contemplado com recursos (R$ 217 mil) captados por meio da Campanha Declare o Seu Amor. As empresas podem destinar até 3% do Imposto de Renda e as pessoas físicas até 6% para o Fundos Municipais da Criança e do Adolescente e Idoso.

No último dia 17 foi publicado no Diário Oficial do Estado o extrato do termo de cooperação mútua entre o município de Sidrolândia, Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) e o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul.

O termo foi assinado em 25 de fevereiro, pela prefeita, Vanda Camilo, secretária de Assistência Social, Aletânia Ramires Gomes, coronel do Corpo de Bombeiros Militar, Dupin e o tenente Peter do 18° subgrupamento de Bombeiros Militar.

Para a prefeita, Vanda Camilo, o Bombeiros do Amanhã é uma das políticas públicas que a gestão vai implementar voltadas para este segmento.

“Estamos felizes em poder realizar essa ação social que tem extrema importância, pois vamos trabalhar com crianças e prepará-las como sociedade”, relata.

O projeto vai ofertar um conjunto de ações socioeducativas que visam conhecer as atividades desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, tais como: noções de combate a incêndios, noções de primeiros socorros, ordem unida, hierarquia e disciplina, educação moral e cívica e prevenção a acidentes domésticos formando assim, cidadãos e multiplicadores da cultura prevencionista.

Faz parte do objetivo geral do Projeto Bombeiros do Amanhã a ação socialmente responsável da Corporação, no sentido de resgatar crianças e adolescentes da situação de vulnerabilidade social, contribuindo efetivamente para sua formação em cidadãos de bem, com princípios e valores que os capacitem a atuar de forma criativa, consciente, crítica e participativa na sociedade.