10/03/2022 às 15:32, Atualizado em 10/03/2022 às 16:35

Em parceria com Sanesul, Prefeitura inicia projeto de inclusão produtiva

A Prefeitura de Sidrolândia iniciou nesta quinta-feira (10) o primeiro dos cinco cursos de inclusão produtiva que serão realizados neste mês, e em abril, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros São Bento, Jandaia e Cascatinha. A iniciativa, que é em parceria com a Sanesul, integra o trabalho técnico social que será desenvolvido junto à população atendida com a expansão da rede de esgoto.

O primeiro curso ministrado, o de pão caseiro, atraiu 20 participantes que após cumprirem a carga horária de 8 horas receberam certificado de capacitação. Antes da aula teórica, eles receberam uma apostila com noções de higiene e manipulação de alimentos e depois literalmente puseram a mão na massa, colocaram para assar e disponibilizaram para degustação dos presentes.

Entre os participantes do curso está dona Suelen Vieira, que combinou o desejo de ampliar seu repertório de habilidades culinárias, à possibilidade de aperfeiçoar suas técnicas autodidatas para produzir pão caseiro. "Minha intenção é fazer para o consumo da família, mas de repente posso ganhar algum dinheiro com a venda", afirma.

Único participante do sexo masculino, João Henrique, não se constrangeu em participar de uma atividade tradicionalmente feminina. "É uma oportunidade de ampliar conhecimento, de repente uma nova alternativa para ter uma renda extra com uma atividade autônoma ", avalia.

Segundo a assistente social da Sanesul, Janilaura Dias, estão programados cursos de salgado e massa congelada (dias 28 e 29 no CRAS Jandaia) e design de sobrancelha dias 5 e 6 de abril com 16 horas de carga horária. Serão abertas 20 vagas, distribuídas entre os três CRAS (7 no São Bento, 7 no Cascatinha e 6 no Jandaia).

Na semana seguinte, dias 19 e 20 de abril, curso de escovação (das 7h às 11h e das 13h às 17h), nos três Centros de Referência de Assistência Social.

Além destes cursos, estão programadas palestras com informações sobre a importância do saneamento básico e educação ambiental. Estão programadas também campanhas temáticas. O objetivo é alcançar 3.646 famílias, 80% do público atendido pela expansão da rede de esgoto. A secretária municipal de Assistência Social, Aletânia Ramires Gomes, esteve no CRAS São Bento para acompanhar o início do curso de pão caseiro.