Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

08/08/2022 às 15:03, Atualizado em 08/08/2022 às 15:05

Migrantes internacionais receberam atendimento de cidadania para regularização

Cb image default
Foto: Rafael Brites

Nesta segunda-feira (08/08) a Assistência Social, através da Ação Cidadania, realizou o atendimento de regularização aos migrantes internacionais que estão residindo no município. Foram entregues 24 senhas e a ação foi realizada na Secretaria de Assistência Social.

O objetivo é a regularização de documentação e orientações sobre os serviços ofertados pelas políticas públicas da rede de atendimento do município.

A ação foi graças à parceria com a Secretaria de Educação, que ofereceu orientação sobre matrículas, vagas, idade escolar e documentação, Secretaria de Saúde Pública, que prestou informações sobre locais de atendimento de saúde, onde procurar os atendimentos, documentos necessários para obter cartão do SUS, entre outras informações.

Já a Casa do Trabalhador fez orientação sobre a carteira de trabalho e vagas de emprego no município. A Biblioteca do Sesi disponibilizou os computadores que eles dispõem na unidade, para que os migrantes tenham acesso.

A Assistência também firmou parceria com a Polícia Federal para a regularização de documentos, e ofertou o treinamento aos técnicos da Secretaria, e junto a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), pelo programa UEMS Acolhe, vai ofertar o curso de português online para os migrantes.

No dia 19 de agosto a Assistência Social vai realizar o transporte de 15 migrantes até a Polícia Federal para regularização da documentação (esse é o número que a Polícia Federal atende por vez), caso haja mais demandas vai haver novo agendamento.