01/10/2021 às 16:32, Atualizado em 01/10/2021 às 16:42

No Dia do Idoso, população da melhor idade busca vida saudável

O primeiro dia do mês de outubro é marcado como sendo o Dia do Idoso, data esta fundamental para reforçar a importância da proteção a esse público e para reavaliarmos nossa atitude com relação aos idosos.

De segunda a sexta um pequeno grupo de pessoas, em sua maioria acima de 70 anos de idade, se reúnem às 07h no Parque Leonel Brizola para praticar vôlei adaptado. Essa modalidade tem tirado vários idosos do sedentarismo e trouxe uma melhora na qualidade de vida física e mental, como conta Dona Eva do Amaral, uma das participantes do vôlei adaptado.

“Eu amo, me sinto bem e estou feliz. Têm pessoas que não se movimentavam bem, algumas mal conseguiam levantar o braço antes de praticar o vôlei, agora estão bem melhores”, relatou. Dona Eva ainda comenta sobre o espírito familiar que foi adquirido entre o grupo. “Adotamos uma nova família, um se preocupa com o outro. Quando alguém falta, ficamos preocupados e ligamos para saber se aconteceu alguma coisa”.

Devido a pandemia de Covid-19, as atividades tiveram que ser suspensas por um período, tendo sido retomadas após a diminuição dos casos e a elevada taxa de vacinados no município, em especial, os idosos. “Depois da pandemia muitos ficaram estressados, depressivos e ociosos, quando falamos com a prefeita ela nos atendeu e retomamos nossa atividade” explicou Dona Eva.

Além do vôlei adaptado, o grupo da melhor idade realiza duas vezes na semana atividades físicas com o Corpo de Bombeiros, como alongamento e caminhadas. As atividades são abertas para aqueles que tenham interesse em participar e também ser adotado por essa família de esportistas. O projeto será implantado pela Prefeitura na sede do Eldorado e atenderá 50 idosos.