Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

28/08/2025 às 09:30, Atualizado em 28/08/2025 às 09:21

Palestra com idosas atendidas pela Assistência integra programação do Agosto Lilás em Sidrolândia

Cb image default
Comunicação da Prefeitura de Sidrolândia

A Prefeitura de Sidrolândia, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu no Sindicato Rural mais uma ação da campanha Agosto Lilás, com palestra ministrada pelo juiz da Vara Criminal, Dr. Bruce Henrique. O encontro reuniu mulheres atendidas pelos programas Proteção e Atenção Integral à Família (PAIF), Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Durante a fala, o magistrado destacou que 50% a 60% dos processos da Vara Criminal envolvem violência contra a mulher, somando 1.034 casos em andamento, entre inquéritos, ações penais e medidas protetivas. Ele reforçou a importância da prevenção e da conscientização. “Estamos com 346 medidas protetivas de urgência. É um desafio que exige não só punição, mas também políticas de prevenção e conscientização”, afirmou.

O magistrado ressaltou ainda a importância da prevenção e lembrou que a Lei Maria da Penha completará 20 anos em 2026. “Nosso objetivo é sempre prevenir. Levar esse debate para as mulheres idosas é especial, porque muitas delas viveram situações de violência em uma época em que não havia uma lei específica de proteção”.

A secretária de Assistência Social, Maria Toribia, lembrou que a violência também é emocional e defendeu o acolhimento às vítimas. A primeira-dama Valéria Basso ressaltou a necessidade de uma rede humanizada de proteção, enquanto a vice-prefeita Chris Fiuza enfatizou que as informações devem chegar a todas as mulheres para que saibam onde buscar ajuda.

A ação marcou a continuidade do Agosto Lilás em Sidrolândia, reforçando o compromisso do município em combater todas as formas de violência contra a mulher.