23/02/2022 às 15:55, Atualizado em 23/02/2022 às 17:03

Prefeita lança projeto que atenderá 50 idosos da região do Bafo no Eldorado

Foto: Rafael Brites

A partir desta quarta-feira (23) e nos próximos 12 meses, grupo de 50 idosos residentes no Assentamento Eldorado, região do Bafo da Onça, terão compromisso marcado duas vezes por mês no espaço cedido pela Igreja Imaculada Conceição. Eles vão passar algumas horas em companhia de vizinhos da terceira idade, participantes do projeto Eldorado Fortalecendo Vínculos, elaborado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, financiado com recursos do Banco Santander (R$ 200 mil) que financia atividades voltadas à melhor idade habilitados via edital.

Na tarde desta quarta-feira a prefeita de Sidrolândia, Vanda Camilo, participou do lançamento do projeto que desenvolverá uma série de atividades. Estão programadas rodas de conversa, para troca de ideias, palestras sobre educação financeira (os cuidados na hora de contratar um empréstimo consignado, para quem é aposentado), oficinas de música, dança, artesanato e eventos de confraternização.

Um educador físico vai orientar exercícios como o de alongamento. Durante sua manifestação no lançamento do projeto, a prefeita anunciou a instalação de uma academia ao ar livre onde os idosos poderão praticar exercícios físicos sob orientação.

Na região que fica ao entorno do Bafo há uma população de 600 idosos, a maioria deles sem opções de lazer perto de casa. "Quem mora na área urbana tem a opção de participar das atividades da Associação Conviver. Aqui no campo é mais difícil, nem todo mundo tem carro para ir à cidade", lembra a prefeita. O micro-ônibus da Assistência Social vai garantir o transporte para aqueles que não têm como se deslocar para participar das atividades.

As ações do Fortalecendo Vínculos serão supervisionadas por uma equipe integrada por psicólogo, assistente social, musicista e um educador físico da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer.