20/10/2021 às 10:37, Atualizado em 20/10/2021 às 11:38

Prefeitura oficializa situação de emergência e entrega mais de 700 telhas

Foi publicado na edição desta quarta-feira (20) do Diário Oficial o decreto da prefeita de Sidrolândia, Vanda Camilo, que estabelece a situação de emergência no município por 180 dias. A tempestade da última sexta-feira (15) com ventos de até 100 km/h destelhou pelo menos 283 casas na área urbana e uma grande quantidade na área rural. Também derrubou centenas de árvores que atingiram a rede elétrica, interrompendo o fornecimento de energia e de água, onde o abastecimento depende de poços artesianos com bomba.

Segundo balanço divulgado pela secretária de assistência social, Aletânia Ramires, de forma emergencial foram adquiridas 795 telhas e cumeeiras. Começaram a ser entregues ainda no sábado nas casas das famílias que tiveram casas total ou parcialmente destelhadas. Até ontem (19) 595 telhas de espessura 3,66 já haviam sido entregues; 78 cumeeiras, 40 telhas 2,44 e 76, 3,5 cm.

Também houve distribuição de cestas básicas para famílias que perderam os alimentos, molhados com o destelhamento da casa. Ainda na sexta-feira de forma emergencial a força-tarefa colocou lonas em casas como a de dona Dasmari Cabreiro que mora na Rua Thomas da Silva França, em companhia de 6 filhos, o mais novo deles, com um ano de idade.

Para alívio de dona Gesiane Moraes, sábado (16) à tarde as equipes da Secretaria de Assistência Social foram levar as seis telhas que o temporal arrancou e deixou descoberto três das quatro peças da casa recém-construída na Rua João Ferreira Filho, no Bairro Porto Seguro. A chuva molhou todos os móveis. Ontem mesmo o telhado foi refeito com o ajuda de um vizinho que é pedreiro.

Em outro extremo da cidade, no Jardim Paraíso, uma das primeiras casas a receber a visita das equipes da Prefeitura foi a de dona Tenta Lima Melo, residente na Rua José Favero Neto. Ela teve que dormir com o filho na casa do vizinho porque oito telhas foram arrancadas e quase todas as peças ficaram descobertas.

O aposentado Altair Siqueira e dona Doraci Martins Pinheiro, que também moram no Jardim Paraíso, também receberam ajuda da Prefeitura para refazerem os telhados das suas casas." Esta ajuda veio em boa hora. Ganho pouco e não teria condições de comprar as oito telhas quebradas, que custam quase R$ 700,00", afirma.

Também houve troca de telhas na casa do aposentado Manoel de Paula Colman, no Jardim do Sul, onde o vendaval destelhou três das quatro peças da casa.

Emergência

Com a situação de emergência, segundo o procurador jurídico Wellisson Muchiutti, a Prefeitura terá maior agilidade para socorrer as famílias pela tempestade, como a compra de material com dispensa de licitação.