17/03/2022 às 14:11, Atualizado em 17/03/2022 às 14:29

Publicado termo de cooperação que garante implantação do Bombeiros do Amanhã

Foto: Rafael Brites

A Secretaria Municipal de Assistência Social deve iniciar em abril o processo de recrutamento das 60 crianças e adolescentes, entre 9 e 14 anos, que participarão do Projeto Bombeiros do Amanhã. Nesta quinta-feira (17) foi publicado no Diário Oficial do Estado o extrato do termo de cooperação mútua entre o município de Sidrolândia, Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) e o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul.

A assinatura do documento ocorreu no último dia 25 de fevereiro, pela prefeita, Vanda Camilo, juntamente com a secretária de Assistência Social, Aletânia Ramires Gomes, coronel do Corpo de Bombeiros Militar, Dupin e o tenente Peter do 18° subgrupamento de Bombeiros Militar.

Para a prefeita, o Bombeiros do Amanhã é um desejo antigo da administração e agora com a publicação do termo de cooperação este desejo se torna realidade. “Estamos felizes em poder realizar essa ação social que tem extrema importância, pois vamos trabalhar com crianças e prepará-las como sociedade”, relata.

O projeto vai ofertar um conjunto de ações socioeducativas que visam conhecer as atividades desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, tais como: noções de combate a incêndios, noções de primeiros socorros, ordem unida, hierarquia e disciplina, educação moral e cívica e prevenção a acidentes domésticos formando assim, cidadãos e multiplicadores da cultura prevencionista.

Faz parte do objetivo geral do Projeto Bombeiros do Amanhã a ação socialmente responsável da Corporação, no sentido de resgatar crianças e adolescentes da situação de vulnerabilidade social, contribuindo efetivamente para sua formação em cidadãos de bem, com princípios e valores que os capacitem a atuar de forma criativa, consciente, crítica e participativa na sociedade.

O financiamento do projeto saiu graças à Campanha Declare o Seu Amor, onde a pessoa física e jurídica pode destinar o valor do imposto de renda para que seja aplicado tanto no Fundo da Criança quanto no Fundo do Idoso, onde no ano passado foram arrecadados R$ 217 mil.