07/10/2023 às 12:59, Atualizado em 07/10/2023 às 15:39

Semana da Pessoa Idosa é encerrada com vôlei adaptado e almoço com bailão

Apresentação de dança na Semana da Pessoa Idosa. (Fotos: Bruna Loschi)

Mais de 350 idosos cadastrados nos projetos desenvolvidos pelos Cras (Centros de Referência de Assistência Social), estiveram envolvidos nas atividades da programação alusiva à Semana da Pessoa Idosa, realizada pela Prefeitura, e organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Seas).

Na manhã de quarta-feira (04/10), no Cras São Bento, houve jogos, danças, gincanas, circuito e alongamento.

Torneio de vôlei adaptado. (Foto: Bianca Strack)

A continuidade aconteceu na última sexta-feira (06/10), no Brizolão, com o tradicional torneio de vôlei adaptado (entre os idosos e os servidores públicos da Seas e outros setores da gestão).

O encerramento realizou-se em seguida no Cras São Bento, onde os idosos de todos os projetos sociais mantidos pela Prefeitura no município, estiveram reunidos para o almoço de confraternização e o bailão. Apresentações como músicas ao vivo, coral e danças abrilhantaram o evento.

Em Sidrolândia, os idosos podem participar do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) desenvolvido pelos Cras São Bento, Cascatinha, Jandaia, com extensões no assentamento Capão Bonito I e distrito de Quebra Coco, além do Projeto Fortalecendo Vínculos que é realizado no assentamento Eldorado/Bafo da Onça.

Além do tradicional bailão, que reúne em torno de 150 membros, cada SCFV possui um grupo de convivência onde são oferecidas atividades como artesanato, trabalhos manuais, hidroginástica, atividades físicas, dança de salão, oficina de violão, coral.

Semana da Pessoa Idosa

O objetivo de comemorar as conquistas e sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento, através de uma programação de atividades inclusivas e participativas.

A semana da Pessoa Idosa faz alusão ao Dia do Idoso celebrado em 1º de outubro. A data faz parte do calendário da Organização das Nações Unidas (ONU – resolução nº 45/106, de 14 de dezembro de 1990) e instituído também em lei nacional (Lei nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006).