04/10/2023 às 12:30, Atualizado em 04/10/2023 às 12:54

Semana da Pessoa Idosa envolverá mais de 350 pessoas com muitas atividades

Primeiro dia da programação já começou animado (Fotos: Bianca Strack)

Teve início nesta quarta-feira (04/10) em Sidrolândia, a programação alusiva à Semana da Pessoa Idosa, realizada pela Prefeitura, e organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Seas). Mais de 350 idosos, cadastrados nos projetos desenvolvidos pelos Cras (Centros de Referência de Assistência Social), estarão envolvidos nas atividades.

Nesta manhã, no Cras São Bento, houve jogos, danças, gincanas, circuito e alongamento.

Na sexta-feira (06/10) pela manhã, no Brizolão, será disputado o já tradicional torneio de vôlei adaptado (entre os idosos e os servidores públicos da Seas), além de caminhada/circuito e alongamento.

O encerramento se dará na sexta-feira, a partir das 11h no Cras São Bento, onde os idosos de todos os projetos sociais realizados pela Prefeitura no município, estarão reunidos para o almoço de confraternização e o bailão.

Em Sidrolândia, os idosos podem participar do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) desenvolvido pelos Cras São bento, Cascatinha, Jandaia, com extensões no assentamento Capão Bonito I e distrito de Quebra Coco, além do Projeto Fortalecendo Vínculos que é realizado no assentamento Eldorado/Bafo da Onça.

Além do tradicional bailão, que reúne em torno de 150 membros, cada SCFV possui um grupo de convivência onde são oferecidas atividades como artesanato, trabalhos manuais, hidroginástica, atividades físicas, dança de salão, oficina de violão, coral.

Como de praxe, a programação foi pensada em conjunto, entre a prefeita Vanda Camilo, secretária Aletânia Ramires Gomes, secretário-adjunto Paulo Vítor Famea, e equipe técnica da Seas.

Semana da Pessoa Idosa

O objetivo de comemorar as conquistas e sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento, através de uma programação de atividades inclusivas e participativas.

A semana da Pessoa Idosa faz alusão ao Dia do Idoso celebrado em 1º de outubro. A data faz parte do calendário da Organização das Nações Unidas (ONU – resolução nº 45/106, de 14 de dezembro de 1990) e instituído também em lei nacional (Lei nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006).