09/11/2021 às 14:25, Atualizado em 09/11/2021 às 16:57

Na inauguração de centro cirúrgico, prefeita entrega ambulância ao hospital

Foto: Rafael Brites

Ao participar da solenidade de inauguração do novo Centro Cirúrgico do Hospital Elmíria Silvério Barbosa, denominado de Américo de Paula Nantes, a prefeita Vanda Camilo entregou ao hospital uma ambulância adquirida com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Beto Pereira. No seu pronunciamento durante o evento, a prefeita fez um breve histórico das ações e articulações ao longo dos seis anos até a entrega desta terça-feira (9).

Foi construído um anexo de 538 metros quadrados, para abrigar 12 novos leitos, um centro cirúrgico, três salas cirúrgicas e três salas (pré-parto, parto e pós-parto). Durante o período mais crítico da pandemia o espaço foi reservado para abrigar a ala Covid-19, com cinco leitos de UTI e 10 clínicos.

Foto: Rafael Brites

A prefeita lembrou que em 2015, quando o empresário Jair Nascimento era o presidente do hospital, ela como diretora administrativa conseguiu junto ao deputado federal Geraldo Resende (hoje secretário Estadual de Saúde), emenda de R$ 1.199.999,98 (complementada por uma contrapartida estadual de R$ 257.358,63) para viabilizar o projeto da maternidade.

Vanda aproveitou para agradecer o apoio do secretário Geraldo Resende, que fez questão de prestigiar a solenidade, e o deputado Gerson Claro, também presente.

A prefeita garantiu ao presidente da entidade mantenedora do hospital, Jacob Breure, que a gestão continuará sendo parceira na busca de melhoria do atendimento, mais resolutividade. Com recursos da Prefeitura já foram realizadas 340 cirurgias eletivas e estão contratadas 100 cirurgias vasculares que antes eram só realizadas em Campo Grande com pelo menos um ano de espera. Já foram pactuadas 1.583 cirurgias eletivas ao longo de um ano, como parte do Opera MS.

Foto: Rafael Brites

Vanda também lembrou que tem procurado dar apoio financeiro para o hospital equilibrar suas contas. No início deste ano, a subvenção foi reajustada em 21,33% de R$ 209.040,00 para R$ 253.640,00 acréscimo de R$ 535.200,00 ao longo do ano. Em janeiro foi feito repasse extra de R$ 400 mil e no mês de agosto houve a liberação de R$ 300 mil de emenda parlamentar. Mês passado, a partir de gestões da Prefeitura, o Estado assinou convênio que garantiu ao hospital R$ 1 milhão.

A viúva do ex-presidente do hospital, Nadir Nogueira de Brito, presente no evento, agradeceu a homenagem prestada ao marido, com a denominação do centro cirúrgico.