Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

26/06/2025 às 09:00, Atualizado em 25/06/2025 às 15:41

Mais amor, mais cuidado, mais escuta. Menos drogas.

Cb image default
Comunicação da Prefeitura de Sidrolândia

Hoje, 26 de junho é o Dia Internacional de Combate às Drogas, uma data que nos convida à reflexão, ao diálogo e à ação. Mais do que um alerta, é um chamado para a empatia, o cuidado e a construção de caminhos reais de prevenção e apoio.

A luta contra as drogas não se vence com silêncio ou julgamento, mas com informação, acolhimento e políticas públicas eficazes. É fundamental compreender que a dependência química é uma condição de saúde e que, como tal, exige tratamento, suporte e respeito.

Por que essa data é importante?

Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), o dia 26 de junho visa fortalecer a cooperação internacional na busca por uma sociedade mais segura e saudável, livre do uso abusivo de substâncias psicoativas.

O combate às drogas vai muito além da repressão: envolve educação, apoio psicológico, oportunidades e redes de proteção social.

Ninguém está sozinho

Se você ou alguém que você ama enfrenta o uso problemático de drogas, saiba que há ajuda disponível. O primeiro passo é sempre o mais difícil, mas também o mais importante: pedir ajuda.

Em nossa rede de apoio, destacamos:

CAPS (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas): atendimento especializado e gratuito com equipe multidisciplinar, incluindo grupos terapêuticos que auxiliam na escuta e na superação do vício. R. Rio Grande do Norte, 141.

Narcóticos Anônimos (NA): grupo de apoio voluntário onde pessoas compartilham experiências de superação, oferecendo acolhimento e fortalecimento mútuo. Fale via Whatsapp ou Telefone, 0800 888 6262

CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social): a equipe técnica atende a família, verifica suas especificidades e elabora um plano de acompanhamento personalizado, de acordo com cada realidade familiar. Rua Diogo Cunha 885.

Esses serviços trabalham juntos para oferecer suporte integral, fortalecendo vínculos familiares e promovendo a autonomia de cada indivíduo.

Prevenção começa no diálogo

Falar sobre drogas em casa, nas escolas, nas comunidades e nas redes sociais é um ato de prevenção. Ouvir com empatia, acolher sem julgamento e orientar com responsabilidade são atitudes que salvam vidas.

Hoje é dia de reforçar que ninguém está sozinho na luta contra as drogas.

Mais amor, mais cuidado, mais escuta. Menos drogas.

Juntos, podemos transformar realidades e criar novas possibilidades.