O programa busca conscientizar e educar agressores para interromper ciclos de violência doméstica em Sidrolândia.
O Dialogando Igualdades é um programa idealizado e executado pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul. Em Sidrolândia, a iniciativa está sendo desenvolvida pela Coordenadoria da Mulher em parceria com o Poder Judiciário, com o objetivo de interromper os ciclos de violência contra a mulher e promover a responsabilização dos agressores.
A atividade é realizada em grupos reflexivos e psicoeducativos, com comparecimento obrigatório, conforme prevê a Lei 11.340/2006 – Lei Maria da Penha. O programa aborda temas como valores e direitos humanos, patriarcado, machismo e misoginia, gênero e papéis sociais, tipos e ciclos da violência, feminismo x machismo e novas masculinidades, buscando promover mudanças de comportamento e conscientização.
Por meio de discussões e reflexões, o Dialogando Igualdades visa oferecer uma nova perspectiva de vida aos participantes, prevenindo a reincidência da violência e contribuindo para a construção de uma sociedade mais igualitária e segura para as mulheres.