01/10/2021 às 08:33, Atualizado em 01/10/2021 às 15:13

Prefeitura inicia Outubro Rosa amanhã com atividades e música no Parque Vacaria

A Prefeitura Municipal de Sidrolândia abre neste sábado (2) a partir das 14 horas no Parque do Vacaria, a programação do Outubro Rosa, mês dedicado às ações de prevenção ao câncer de mama e colo de útero.

O evento de abertura da campanha contará com atividades físicas e apresentações musicais com Meire Soares, Rene Ramirez e Thamiris Pereira, além de brinquedos para as crianças. A coordenadora de políticas públicas para as mulheres, Natalia Souza, lembra que é importante o uso de máscara e protetor solar devido ao calor, e aconselha as pessoas a levarem suas garrafas com água para hidratação.

Ao todo, 150 mulheres realizaram a inscrição para participar das atividades de zumba, caminhada, tirolesa, que é uma parceria com o Corpo de Bombeiros, alongamento, curso de defesa pessoal e FitDance.

Conforme foi solicitado pela Prefeita Vanda Camilo, todas as secretarias estarão envolvidas para fortalecer a campanha e atingir o maior número de mulheres possíveis. “A ideia é promover o autocuidado da mulher, para ela se olhar e cuidar de si mesma, fazer o autoexame e não deixar de visitar o médico regularmente”, relatou Natalia Souza.

Durante todo o mês as unidades bases de saúde vão ter um “Dia D" das ações do Outubro Rosa, quando moradores poderão fazer o preventivo, teste rápido para rastreamento de HIV, sífilis e hepatites, além das orientações sobre o autoexame. Haverá extensão do horário de atendimento (das 17 às 21 horas) no Centro de Especialidades Médicas para fazer preventivo, ultrassom e teste rápido. Este atendimento em horário prolongado será as quartas-feiras, dias 6, 13, 20 e 27 de outubro. Nos dias 15 e 30 este mesmo serviço será levado no Bafo da Onça, Assentamento Eldorado.