26/06/2023 às 09:56, Atualizado em 26/06/2023 às 10:31

Coleta seletiva será ampliada na cidade e chegará ao Quebra Coco e Geraldo Garcia

Coleta seletiva do lixo será ampliada em Sidrolândia (Foto: Rafael Brites)

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (Sederma), organizou o novo cronograma de ampliação da coleta seletiva de lixo na área urbana de Sidrolândia.

O novo projeto será apresentado em reunião nesta segunda-feira (26/06) pela prefeita Vanda Camilo e secretário Edno Ribas, à promotora Janeli Basso, titular da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente na Comarca. Na ocasião, será entregue pela Prefeitura, o cronograma de Coleta Seletiva que abrangerá praticamente 100% da área urbana, uma parte da área rural e o distrito do Quebra Coco, devendo ser iniciado como teste a partir do dia 3 de julho.

Pelo projeto, o lixo reciclável deve ser acondicionado em um saco plástico azul, que será entregue pela empresa coletora, especificamente para esse fim, e conferir a data da passagem da coleta seletiva em seu bairro.

Programação de coleta seletiva no município

Semana 01

Segunda-feira: Av. Dorvalino dos Santos/BR 060.

Terça-feira: Nova Era, Sol Nascente, Jardim das Paineiras, Vacaria, Olenka, Porto Seguro I e II, Fratelli I e II, Corpo de Bombeiros, Portal das Flores, Parque das Orquídeas, Colina Verde e Adjacências.

Quarta-feira: Centro Setor I – Quadrante que abrange entre a rua Mato Grosso e Av. Dorvalino dos Santos e entre as ruas Lucia de Souza Mello e a Aquidaban.

Quinta-feira: Santa Marta, Jardim Alfa, Altos da Figueira, Jardim do Sul e Adjacências.

Sexta-feira: Quebra Coco.

Semana 02

Segunda-feira: Av. Dorvalino dos Santos/BR 060.

Terça-feira: Centro Setor II – Quadrante que abrange entre a rua Mato Grosso e Av. Dorvalino dos Santos e entre as ruas Lucia de Souza Mello e rua Ponta Porã, Bairro Jandaia, Bairro Vival dos Ipês.

Quarta-feira: Pérola do Planalto, Cascatinha I e II, Petrópolis, Morada da Serra I e II, Vila Tereré, Aldeia Tereré, Pé de Cedro I, II e III.

Quinta-feira: Manutenção.

Sexta-feira: Assentamento Geraldo Garcia.

Semana 03

Segunda-feira: Av. Dorvalino dos Santos/BR 060.

Terça-feira: Malvinas, Paraiso I e II, São Bento Setor I - Quadrante que abrange entre a rua Afonso Pena e rua Tiradentes e entre as ruas Trajano Roberto Ferreira e rua General Osorio.

Quarta-feira: São Bento Setor II - Quadrante que abrange entre a rua Afonso Pena e rua Tiradentes e entre as ruas Trajano Roberto Ferreira e rua Dr. Antônio Correa da Costa.

Quinta-feira: Escolas, Creches e demais órgãos Municipais, Estaduais e Federais.

Sexta-feira: Quebra Coco.

Semana 04

Segunda-feira: Av. Dorvalino dos Santos/BR 060.

Terça-feira: Bairro Dona Marta, Che-Roga-Mi, Bairro Pindorama, Setor III - Quadrante que abrange entre a rua Afonso Pena e rua Tomás da Silva França e entre as ruas Izidoro Jamar e rua Dr. Antônio Correa da Costa.

Quarta-feira: Campina Ipacaray, Sidrolar I e II, Sitiolândia, Postos de Saúde e UPA.

Quinta-feira: Manutenção.

Sexta-feira: Assentamento Geraldo Garcia.

O que é reciclável?

Plástico: garrafas pet, embalagens descartáveis (copos, pratos, talheres), sacos, sacolas, pote, garrafas de produtos de limpeza, caixas de leite, entre outros.

Papel: jornais, revistas, embalagens, panfletos, caixas, papelão, folhas de sulfite, entre outros.

Metal: latas de alumínio, enlatados, cobre, panelas, pregos, ferragens, entre outros.

Atenção para o que não é reciclável

Materiais orgânicos: restos de comida, cascas de frutas e legumes, guardanapos, papéis molhados ou engordurados.

Rejeitos: papel higiênico, fraldas descartáveis, absorventes e curativos.

O morador deve continuar acondicionando os lixos não-recicláveis para o recolhimento pela empresa que já faz este serviço regularmente em toda a cidade.

Lixo eletrônico

A entrega deve ser feita na sede da Sederma, na Rua Hermenegildo Tognon, ao lado do Corpo de Bombeiros.

Atendimentos individualizados

O cidadão deve fazer a solicitação, ou esclarecer dúvidas pelo telefone (67) 99801-4673.