18/10/2021 às 09:36, Atualizado em 18/10/2021 às 11:53

Mais de 12 mil toneladas de resíduos sólidos domésticos foram recolhidos no primeiro semestre de 2021

A coleta seletiva realizada no município pelos catadores autônomos, que tem parceria com a Prefeitura de Sidrolândia, já reciclou 61.872,68kg de materiais neste primeiro semestre de 2021. Já os resíduos sólidos domésticos coletados pela empresa Morhena foram 12.158,52 toneladas.

Nesta parceria, entra a Prefeitura e a Associação dos Coletores, fica por responsabilidade dos catadores a coleta e a triagem dos materiais. A Prefeitura entra com ajuda de subsídios, sacos de lixos e com barracão onde fazem a triagem dos materiais recicláveis. A coleta é realizada quatro dias na semana e a triagem, para saber quais materiais podem ser recicláveis ou não, acontece em um ou dois dias.

Os ganhos da reciclagem ficam todos para os próprios catadores, o que a Prefeitura ganha em troca desta ajuda é a questão da coleta seletiva, redução de gastos com empresas de coleta e o aumento do ICMS Ecológico.

Dentre os materiais recicláveis que conseguem ser revendidos estão, por exemplo, alumínio de panela, alumínio de latinha, motor de geladeira, bateria de carro, radiador alumínio, metal, cobre misto, papelão, papel cimento, sucata de ferro fundido, entre outros. Os materiais não recicláveis são mandados para o aterro do município.

Já os resíduos sólidos domésticos (lixo comum) são coletados pela Morhena que encaminha esses resíduos para o aterro, onde alí é feito a sua destinação final.

O lixo hospitalar, que tem a sua coleta realizada pela Oxinal Ambiental, são coletados mensalmente nos postos de saúde, UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e no Hospital Beneficente Dona Elmíria Silvério Barbosa. A quantidade coletada já neste primeiro semestre foi de 15 toneladas.