18/01/2022 às 15:55, Atualizado em 19/01/2022 às 11:02

Prefeitura garante escoamento de 600 toneladas e Sidrolândia lidera produção de hortigranjeiros

Foto: Rafael Brites

Embora os dados ainda não estejam consolidados, levantamento preliminar da Ceasa (Central de Abastecimento), mostra que Sidrolândia fechou 2021 como o município de maior produção de hortigranjeiros no Estado. Os pequenos produtores sidrolandenses entregaram e venderam na Central, 750 toneladas, superando Campo Grande e Terenos.

Do volume comercializado, 600 toneladas, 80 % da produção, teve o escoamento até a Capital custeado pela Prefeitura, economia de R$ 700,00 por mês referentes a quatro fretes para cada um dos 45 produtores, reunidos em duas associações (do Eldorado e do Capão Bonito II) beneficiados pelo programa coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.

Pelos cálculos de José Sigmar, que lidera o grupo de 45 pequenos produtores do Eldorado atendidos pelo Prefeitura, que quatro vezes por semana leva a produção para o Ceasa, em cada viagem são transportadas até 250 caixas de uma variedade de verduras e legumes. Sigmar calcula que se os produtores tivessem que pagar pelo frete perderiam 30% da margem de lucro.

José há nove anos administra o lote da família, de 9,2 hectares, no Eldorado Alambari. Tem 4 hectares irrigados com a horta onde cultiva e colhe a produção que toda semana entrega na Ceasa. Também se dedica a criação de gado para a produção de bezerro.

Foto: Rafael Brites

Para Sivaldo Azevedo Sales, do Capão Bonito, reconhece que sem o apoio da Prefeitura seria inviável escoar a produção até Campo Grande. José cultiva dois hectares de horta e planta seis hectares de mandioca. Em cada viagem, são levadas para a Ceasa de 150 a 200 caixas com abobrinha, jiló, maxixe, quiabo, pimenta dedo de moça, limão, mandioca amarelinha, dentre outros itens.

Prefeitura mantém duas linhas de transporte, compreendendo as regiões do assentamento Eldorado e Capão Bonito II até o Barra Nova. As coletas são realizadas aos domingos e quartas na região do Eldorado e as segundas e quintas na região do Capão Bonito II e Barra Nova.

Frete do calcário

Além de custear o escoamento até a Capital da produção de verduras e legumes, a Prefeitura custeou frete do calcário na correção do solo dos lotes de 470 assentados. Um dos beneficiados é Pedro Rodrigues, que consegue uma produção diária de 110 litros de leite. "O frete dobra o custo do calcário. Com a ajuda da Prefeitura, consigo reverter o dinheiro do frete para compra de uma carga adicional ", explica. Ano passado a Prefeitura custou transporte de 12 toneladas de calcário.

Animado com o crescimento da produção dos assentados, a prefeita Vanda Camilo, determinou a entrega do prédio onde é a central de abastecimento construída na saída para Campo Grande.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur venenatis congue pharetra. Proin quis commodo odio. Fusce a sapien massa. Praesent ultrices dolor at risus porttitor, nec semper orci ornare. Nullam nisi eros, pellentesque et suscipit ac, ultrices eget lorem. Donec ipsum tellus, aliquet vitae metus ut, tempus viverra lorem.