28/02/2024 às 10:05, Atualizado em 28/02/2024 às 11:42

Prefeitura investiu em 1 ano, mais de R$ 1,2 milhão em transporte de calcário para a agricultura familiar

Cerca de 4.700 toneladas de calcário foram transportadas pela Prefeitura para os agricultores familiares (Fotos: Bruna Loschi)

A Prefeitura de Sidrolândia aplicou, do início de 2023, até este mês de fevereiro de 2024, mais de R$ 1,2 milhão para transportar gratuitamente o calcário que é adquirido pelos produtores da agricultura familiar no município, para utilizar na correção do solo que será preparado para o plantio de culturas diversas ou na renovação da pastagem.

Estimativa feita pela Sederma (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente) nesta quarta-feira (28/02), indica que no período foram realizados em torno de 400 fretes para 300 propriedades, aproximadamente 4.700 toneladas transportadas.

O mesmo levantamento aponta que o custo com o frete está avaliado em R$ 3 mil, por viagem, dispêndio que o agricultor familiar não precisa realizar, gerando uma economia significativa no custeio.

A gestão equipou a Sederma com dois caminhões com capacidade para 12 toneladas, e uma carreta para 25 toneladas. Os veículos viajam todos os dias para atender à demanda que chega na Secretaria.

Produtor Ivan assina a nota confirmando o recebimento do calcário em sua propriedade

O produtor investe em torno de R$ 1,3 mil na compra de 12 toneladas do calcário, e a Prefeitura doa o transporte da carga. A Sederma organiza a logística, providencia o caminhão, que busca o produto na empresa fornecedora, geralmente em Bela Vista/MS, e entrega no lote onde o material será utilizado.

Um dos beneficiados, foi o produtor Ivan Brito, do assentamento Barra Nova II, que fica 70 quilômetros distante da cidade. “Hoje estou recebendo o meu calcário, pra gente é muito importante porque ajuda bastante com a economia no frete”, disse, ao receber o calcário em sua propriedade na manhã da terça-feira (27). Ele é produtor de leite, e vai preparar o produto em 7 hectares para pastagem.

Anderson diz que são 600 km de viagem para transportar o calcário adquirido pelos produtores

O servidor público Anderson Tavares, lotado na Sederma como motorista, que atua no setor de transporte de insumos agrícolas, detalhou a logística de atendimento, e a importância desta ação oferecida pela administração municipal aos produtores dos assentamentos e aldeias indígenas.

- Nosso foco é o transporte de calcário que beneficia o produtor da agricultura familiar. Saímos de Sidrolândia, buscamos o calcário em Bela Vista, e entregamos ao produtor no assentamento, gira em torno de 600 quilômetros de viagem, sem custo nenhum. O único custo que o produtor tem é a compra do calcário, e a Prefeitura cede o transporte até o lote onde reside. Transportamos 12 toneladas que é uma quantidade ótima, e atende o pequeno produtor. Se ele fosse pagar um frete, hoje seria dobrado o valor que ele paga pelo calcário, mas a Prefeitura dá o transporte. Uma ajuda para ele corrigir o seu solo, para a produção de alimento ou a correção do pasto – afirmou o servidor público.