14/10/2021 às 09:51, Atualizado em 15/10/2021 às 08:07

Prefeitura já auxiliou no transporte de 480 toneladas de hortifrúti de produtores da agricultura familiar

A Prefeitura de Sidrolândia, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (Sederma), vem auxiliando desde janeiro os produtores rurais da agricultura familiar com o transporte de hortifrúti para o Ceasa (Centro Estadual de Abastecimento). Do início do ano até agosto já foram transportados aproximadamente 480 toneladas de produtos.

O transporte realizado pela Prefeitura não tem nenhum custo para os produtores, que em média, gastavam R$ 600 em frete por viagem para entregar os produtos em Campo Grande. Segundo o secretário de desenvolvimento rural e meio ambiente Antônio Galdino, o transporte tem por objetivo reduzir os custos da comercialização das lavouras para que os agricultores possam obter mais lucros e expandir seus negócios. “Essa é uma ajuda muito importante que a prefeitura faz para o produtor”, comenta.

Conforme o produtor rural José Sidmar Pereira, popularmente conhecido como Branco, ele e seus vizinhos tiveram um aumento do lucro do seus produtos em 40%. Ele informa que antes quando tinha que realizar o transporte por conta própria havia uma perda de 30 a 40% do lucro total. “Com esse transporte da Prefeitura e com esse apoio que nós estamos tendo, o meu custo caiu pela metade”.

Mensalmente a média de produção é de aproximadamente 60 toneladas, que são transportadas em caixas que comportam até 20kg. A Prefeitura atende atualmente com dois caminhões realizando frete em quatro dias por semana, domingo, segunda, quarta e quinta-feira.

O transporte atende as regiões dos assentamentos Capão Bonito II, São Pedro e Barra Nova nas segundas e quintas-feiras. Já no domingo e quarta a região do Eldorado recebe o atendimento. Conforme o secretário Antônio Galdino, a Prefeitura irá receber mais um caminhão para atender os produtores, passando de dois para três veículos, o que irá aumentar os dias em que o frete é realizado e também a quantidade de produtos. “Estamos aguardando a chegada de mais um caminhão que foi adquirido. Nossa esperança é que até o final do ano já esteja aqui, e com isso, vamos aumentar a quantidade de transporte das hortifrúti”, informou.