24/03/2021 às 13:55, Atualizado em 26/08/2021 às 08:53

Prefeitura quer estimular fomento do urucum em Sidrolândia

Reunião na sede da empresa selou o apoio, e os pequenos produtores que desejam aderir ou ampliar a área plantada desta cultura devem procurar a Sederma para serem auxiliados

Marlene Bial, Galdino e Antônio Neves durante encontro na Urucum do Brasil (Foto: Assessoria)

No dia 19 de março, o secretário Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (Sederma), Antônio Galdino de Oliveira, juntamente com a coordenadora do Projeto Urucum do Brasil em Sidrolândia, Marlene Bial, estiveram reunidos na sede da empresa Urucum do Brasil, na cidade de Monte Castelo (SP), onde foram recepcionados pelo proprietário, Antônio Neves, que apresentou a sede e explicou sobre o sistema de comercialização do urucum, o popular colorau.

A empresa, que há 38 anos atua no mercado, está há 6 anos realizando parceria com os pequenos produtores rurais de Sidrolândia, possibilitando o cultivo de uma cultura viável economicamente e sendo mais uma alternativa de produção.

A Prefeitura de Sidrolândia quer estimular o fomento da produção no campo, e incentivar a diversificação da cadeia produtiva, para a geração de renda nas pequenas propriedades.

A prefeita Vanda Camilo solicitou ao secretário Galdino que envide esforços para que o município aproveite as oportunidades que o mercado oferecer.

De acordo com a coordenadora do projeto e produtora rural Marlene Bial, moradora do assentamento Alambari Fetagri, atualmente, há mais de 60 famílias participando do projeto Urucum do Brasil. Segundo ela, em 2020, foram produzidas 30 toneladas de sementes.

Visando incentivar o cultivo de Urucum em nosso município, a Prefeitura por meio da Sederma está procurando auxiliar o pequeno produtor que deseja aderir ou ampliar a área plantada desta cultura promissora.

Os interessados em participar do projeto devem procurar a sede da Sederma, localizada à Rua Targino de Souza Barbosa, 270, Centro, de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas, para obter mais informações.