23/10/2023 às 11:51, Atualizado em 23/10/2023 às 12:52

Prefeitura realizará projetos de recuperação de nascentes em aldeias indígenas

Encontro com lideranças indígenas tratou de ações ambientais nas aldeias (Fotos: Divulgação)

A Prefeitura de Sidrolândia, por intermédio da Sederma (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente) segue intensificando ações de cunho ambiental junto às comunidades.

Nesta segunda-feira (23/10), os servidores Adair Pereira Ivarras e Luiz Eugênio, que é educador ambiental, foram até a aldeia Córrego do Meio onde junto com as lideranças locais, trataram sobre as atividades do projeto de recuperação de nascentes em todas as comunidades indígenas da região.

Os líderes manifestaram preocupação com as diversas preocupações relacionadas às atuais condições das nascentes das localidades, que serão tratadas por meio de intervenções e mobilizações da comunidade.

Ficou acordado que a Sederma implantará processos de recuperação de nascentes que serão desenvolvidos pela própria comunidade a partir das orientações técnicas e dos conhecimentos tradicionais. Além disso, nos próximos dias terá início a coleta seletiva de resíduos recicláveis nas comunidades indígenas estendendo assim o atendimento desta demanda à zona rural do município.

As lideranças destacaram na ocasião a importância e o ineditismo das ações de caráter ambiental, ficando demonstrado dessa forma o compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população pela atual gestão municipal, vez que as demandas ambientais estão no foco das preocupações das comunidades na atualidade.

A primeira atividade prática do projeto consistirá na demarcação da primeira área a ser recuperada e a construção de um viveiro de mudas que serão destinadas à recuperação das nascentes da região.

Participaram da reunião, Ramão Mamedes e Adão Clementino da Associação da Aldeia Córrego do Meio, Edenir Manoel Cáfaro, coordenador Técnico Local da Funai, Claudinei Mamede, cacique da Aldeia 10 de Maio, Gilmar Jorge, cacique da aldeia Nova Corguinho, Ronis Pereira, vice-cacique da Córrego do Meio, Genivaldo Campos, diretor-presidente da Fundação Municipal do Indígena e Arcênio Gabriel, representante do cacique da aldeia Lagoinha.

A prefeita Vanda Camilo e o secretário Edno Ribas, manifestam o interesse da administração municipal com a preservação ambiental em Sidrolândia, e neste sentido mobilizam os setores técnicos da Sederma para a discussão das demandas e soluções junto às comunidades.