21/03/2023 às 13:47, Atualizado em 21/03/2023 às 14:07

Prefeitura vai custear plantio de 50 hectares para produção de silagem no Che Guevara

A Prefeitura de Sidrolândia vai repassar R$ 145 mil para apoiar 50 agricultores familiares, vinculados à Associação dos Produtores de Lacteos (Aprolac), cultivarem 25 hectares. O que for colhido será destinado à produção de silagem que servirá de alimento para o gado leiteiro no período de seca, quando a pastagem fica rala.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Antônio Galdino, o projeto desenvolvido no Eldorado Núcleo Che Guevara começou em 30 lotes e os resultados já apareceram em termos de ganhos de produtividade. Um produtor que obtinha do seu rebanho 90 litros por dia, com o uso da silagem, conforme orientação da zootecnista contratada pela Sederma, agora consegue entregar 400 litros.

A Prefeitura entra com a semente e preparo do solo, e fica para o produtor a incumbência de acompanhar a lavoura, colher, preparar e guardar a silagem para garantir a alimentação do gado na seca, quando cai a oferta de leite no mercado e com isto o preço sobe.

Segundo o presidente da Aprolac, Pedro Silva, os produtores estão entregando 1.500 litros de leite por dia para o Laticínio Imbaúba de Bandeirante. Com mais produção para entregar, os assentados recebem hoje R$ 2,25 por litro, bem mais que os R$ 0,90, preço pago até há pouco tempo.

A Associação tem planos ousados: lançar a marca própria (Sidrolag) de leite barriga mole, bebida láctea e queijo.

Trator para aldeia

Além de assinar o repasse de R$ 145 mil para Apralac, a prefeita Vanda Camilo oficializou a entrega de um microtrator Tobata para a Associação Comunidade Indígena 10 de Maio usar de forma compartilhada no cultivo e preparo de 30 hectares usadas por 12 produtores no cultivo de verduras, legumes e hortaliças. O equipamento foi viabilizado junto à Agraer.