A Prefeitura de Sidrolândia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, recebeu no dia 24 de junho a visita dos professores doutores Shirley Vilhalva (UFMS/FAED) e Bruno Roberto Nantes Araújo (UFMS/CPAQ), referência em estudos sobre inclusão linguística e educação bilíngue.
A vinda dos especialistas faz parte de uma parceria que visa promover formação continuada aos intérpretes de Libras da rede municipal de ensino, além de desenvolver um projeto inovador voltado para a criação e fortalecimento da Língua Terena de Sinais, um importante instrumento de inclusão social e cultural dos surdos indígenas do município.
Durante o período da manhã, os oito intérpretes da rede participaram de uma formação técnica na sala de reuniões do Paço Municipal, onde foram discutidos temas como práticas de interpretação, desafios no contexto educacional e a necessidade de respeitar a diversidade linguística e cultural dos povos indígenas.
No período da tarde, os professores, acompanhados da equipe municipal, visitaram a Escola Municipal Cacique João Batista Figueiredo, extensão Aidê de Souza, com o objetivo de conhecer de perto os surdos indígenas da comunidade. A iniciativa marca o início de um projeto pioneiro, que buscará desenvolver uma língua de sinais própria da cultura Terena, reconhecendo sua identidade e fortalecendo o acesso à comunicação e à educação.
A parceria firmada com os pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) representa um avanço significativo para a construção de uma educação mais inclusiva, diversa e acessível em Sidrolândia.
A Prefeitura reforça seu compromisso com a valorização da diversidade cultural indígena e da pessoa surda, promovendo ações que contribuem para a transformação social e educacional do município.