20/07/2021 às 10:56, Atualizado em 20/07/2021 às 18:41

Modelo híbrido inicia em agosto, com a volta das aulas presenciais, na rede municipal de ensino

Cada aluno receberá três máscaras, as unidades escolares receberão kit de biossegurança para manter a higienização e segurança de todos

Foto: assessoria de comunicação

A Prefeitura de Sidrolândia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), confirma para 02/08 este sistema, primeiro com alunos do 6º ao 9º Ano, e para 09/08 para o Pré I e II, e 1º ao 5º ano.

A Secretária de Educação, Maristela Stefanello, explicou que o modelo híbrido funcionará da seguinte forma: o aluno comparece na escola em uma semana e na outra ele desenvolve as atividades em sua casa.

“Para este retorno, haverá algumas regras que deverão ser cumpridas. Nós estaremos com todos os cuidados redobrados, inclusive, o uso da máscara deverá ser contínuo, as saídas dos alunos para ir ao banheiro ou beber água serão limitadas e deverão ser assistidas pelos profissionais, que atuarão na escola, a cada uso do banheiro será feito a higienização”, explicou ainda que os alunos não terão a hora do recreio, no entanto, sairão 30 minutos mais cedo que o habitual.

Todas as escolas e Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) receberão termômetros e totem para álcool em gel, além dos frascos de álcool em gel e líquido. Cada aluno receberá três máscaras, o município conta com a colaboração dos pais ou responsáveis para que orientem os seus filhos a não retirarem as máscaras e para que não esqueçam o recipiente que irão beber água, seja copo ou garrafa.

“Os alunos não poderão trocar materiais, por exemplo, lápis, borracha. A merenda será servida na sala de aula. Será um desafio para os profissionais e crianças, visto que o toque físico está extremamente proibido e o distanciamento tem que ser cumprido”, afirmou Maristela.

No caso dos alunos da área rural, o transporte acontecerá normalmente. Entretanto, haverá aferição da temperatura corporal, caso o aluno apresente sintomas gripais e temperatura em 37ºC, ou mais, não poderá ser transportado.

A secretária informa que todas as escolas, que estão em reforma, já estão com a área interna pronta, portanto, os estudantes não terão que ser remanejados para outra unidade e reforça que os pais ou responsáveis que não quiserem adotar o modelo híbrido, deverão comparecer na escola e assinar o termo de compromisso da modalidade remota, para continuar fazendo as atividades em casa.

Reforço

O reforço escolar do 1º ao 5º ano acontecerá na própria unidade escolar. Os alunos com necessidades especiais, além da sala de recurso, são encaminhados para a equipe multidisciplinar.

Capacitação

Desde o momento em que a Educação soube da possibilidade do retorno das aulas, no modelo híbrido, os assistentes de salas e professores estão passando por capacitações para trabalharem com os alunos na sala de aula, sem que tenham o contato físico direto. Mesmo com todo planejamento, é necessário o apoio dos pais ou responsáveis para que auxiliem para que as regras impostas sejam cumpridas, devido a seriedade do momento que vivemos.