19/04/2021 às 10:57, Atualizado em 19/04/2021 às 11:10

Plataforma AVA já está em funcionamento na Rede Municipal de Educação

Mais de 8 mil estudantes já estão cadastrados pelo sistema para acesso às aulas em Sidrolândia

A Prefeitura de Sidrolândia, por meio da Secretaria de Educação (Seme) colocou em funcionamento no mês de março, a plataforma de atividades online, da Rede Municipal de Ensino, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), para os alunos frequentarem em casa as aulas remotas.

Os próprios professores estão alimentando o plataforma, que acompanha a grade com o horário de aulas.

Para o aluno acessar a plataforma, é preciso entrar no portal da Prefeitura e clicar no banner onde está escrito “AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem”. Em seguida haverá o direcionamento para uma nova página onde o aluno vai entrar digitando no campo do login o CPF, enquanto que a senha é a data do nascimento sem o ponto. Para facilitar o acesso, o aluno pode fazer essas atividades pelo próprio celular com internet, não precisando especificamente de um computador ou notebook.

O aluno que por ventura não tenha acesso às mídias digitais para fazer as atividades do AVA, deve utilizar a atividade impressa que é fornecida na Unidade Escolar, devendo ser retirada pelos pais ou responsáveis.

Chefe de TI - Jefferson Gimenez

Plataforma teve custo baixo para o Município

Desenvolvido em tempo recorde pelo setor de Tecnologia da Informação (TI) da própria Prefeitura, o Ambiente Virtual de Aprendizagem teve um custo baixo de R$ 13.690,00, e foi aprovado pelos usuários por ser de fácil acesso para a comunidade escolar.

De acordo o chefe de TI da Administração, Jefferson Gimenez, o AVA utiliza a plataforma Moodle, um sistema de administração de atividades educacionais que permite o gerenciamento de conteúdo e atividades das disciplinas e acompanhamento constante do progresso dos alunos. O moodle é utilizado por alunos e professores como ferramenta de apoio ao ensino a distância em mais de 220 países e só em Campo Grande é utilizado por grande parte das universidades como UCDB, UNIDERP, UFMS, entre outras.

Além disso, integra múltiplas mídias e recursos como vídeos, arquivos de texto e animados (Flash), atividades avaliativas, como questionários e postagens de arquivos. Também proporciona a interação on-line e off-line entre os alunos por meio da troca de mensagens, fórum de discussão e chat.

Veja o passo a passo para acesso ao AVA