A Prefeitura de Sidrolândia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), deu início ao ciclo 2026 do Programa MS Alfabetiza com a realização do primeiro encontro formativo voltado aos profissionais da Rede Municipal de Ensino.
A formação ocorreu no dia 13 de fevereiro, na Escola Municipal Indígena Cacique João Batista Figueiredo Polo, reunindo professores regentes e coordenadores pedagógicos das Escolas Indígenas Cacique João Batista Figueiredo Polo e suas extensões Cacique Armando Gabriel e Vitor Marcelino, além da Escola do Distrito do Quebra Coco Domingos Alves Nantes.
A atividade foi conduzida pela articuladora da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa), professora Tania Aparecida de Paula Servim, com acompanhamento da coordenadora de alfabetização, professora Simoni Alves Almeida.
O encontro marcou o início das ações do programa neste ano, com foco no fortalecimento da aprendizagem e na melhoria dos indicadores educacionais dos estudantes da rede pública, especialmente no que se refere à formação leitora e à consolidação da escrita.
Com duração de 8 horas, a formação integra a carga horária total de 100 horas de formação continuada previstas ao longo do ano. O primeiro momento formativo teve como objetivo promover a reflexão sobre o planejamento pedagógico e a importância da avaliação diagnóstica como instrumento essencial para orientar o trabalho em sala de aula.
