A inclusão começa pelo diálogo e pela escuta. Pensando nisso, a Prefeitura de Sidrolândia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), realiza no dia 24 de fevereiro, às 19h, na Câmara Municipal, o 1º Encontro da Comunidade Surda.
Com o tema “Fortalecendo a Política Linguística para Estudantes Surdos”, o evento será um espaço de conversa sobre direitos garantidos por lei, avanços conquistados e desafios que ainda precisam ser enfrentados para garantir igualdade de oportunidades.
A programação contará com a palestra da professora e pesquisadora Shirley Vilhalva, conhecida como Kuñã Rory. Indígena surda, pedagoga e escritora, é professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e possui ampla trajetória dedicada à educação de surdos e indígenas surdos.
A palestra tem como tema: “Ser Surdo em uma Família Bilíngue: um olhar para as línguas de sinais”, a palestra trará reflexões sobre identidade, pertencimento e valorização das línguas de sinais, fortalecendo o entendimento sobre a realidade vivida por pessoas surdas em diferentes contextos.
O evento é aberto a toda a comunidade de Sidrolândia. A proposta é ampliar o conhecimento, promover respeito e consolidar ações que garantam inclusão efetiva, participação social e reconhecimento das identidades linguísticas e culturais.
