Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade
Mapa do Site

20/02/2026 às 16:47, Atualizado em 20/02/2026 às 17:53

Motorhomes movimentam o Parque Leonel Brizola e colocam Sidrolândia como primeira parada da rota

Cb image default
Comunicação da Prefeitura de Sidrolândia

Sidrolândia foi a primeira cidade a receber a expedição da associação MotorHome Acampa MS dentro do Projeto MotorHome Rota Bioceânica. O município foi escolhido como ponto inicial de parada e pernoite do grupo, em ação organizada pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura, ampliando a visibilidade de Sidrolândia no turismo itinerante.

Cerca de 20 motorhomes entre vans, trailers e ônibus adaptados ficaram estacionados no Parque Leonel Brizola para visitação pública. Moradores puderam conhecer a estrutura interna dos veículos e conversar com os viajantes sobre a rotina na estrada.

Morador há 42 anos, José Francisco Pacheco participou do encontro e destacou o sonho de viajar pelo Brasil em um motorhome. “É o meu sonho, tenho muita vontade de ver ele realizado. Quero conhecer todo o Brasil”, afirmou.

Cb image default
Comunicação da Prefeitura de Sidrolândia

Entre os integrantes da expedição, o casal Edmilson Mesquita, 63 anos, e Mara Alice, 65 anos, de Campo Grande, apresentou uma van transformada artesanalmente em motorhome. “Comprei essa van vermelha em Santa Catarina, era um furgão do Bombeiro. Foi na época da pandemia que começamos a transformar ela. Apesar de artesanal, é muito funcional”, contou Edmilson. Antes do motorhome, os dois viajavam de motocicleta e chegaram a percorrer grande parte da América do Sul.

A mudança de estilo surgiu por um motivo especial. “O motorhome veio por causa da Tunica e da nossa outra cadelinha, a Belinha. Elas fazem parte da família e mereciam viajar com a gente. Foi aí que pensamos em como fazer, e surgiu o motorhome”, disse ele. O casal já percorreu destinos como Patagônia e Chile e planeja novas viagens pelo Brasil.

Sua esposa, Mara Alice, contou que aprendeu a viver com menos. “No motorhome você aprende que dá para viajar dois, três meses com um par de tênis e um chinelo. A gente aprende a viver com pouco, porque aquele pouco é o suficiente. A vida pode ser mais simples”, afirmou ela.

Cb image default
Comunicação da Prefeitura de Sidrolândia

Durante o evento, o prefeito Rodrigo Basso ressaltou a relevância de Sidrolândia integrar a rota como primeiro ponto de parada. “É uma alegria receber a associação e divulgar nossas potencialidades para todo o Estado”, declarou.

O grupo saiu de Campo Grande e segue em viagem por municípios como Nioaque, Guia Lopes, Jardim, Bonito, Caracol e Porto Murtinho. “Sidrolândia foi a primeira pernoite deles. É uma alegria estar recebendo todos aqui”, completou.

A programação contou com participação de estudantes da rede estadual e das instituições particulares, apresentações culturais, capoeira, Banda Municipal, troca de mudas em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Sedema) e presença dos feirantes municipais, fortalecendo o comércio local.