16/10/2020 às 10:02, Atualizado em 16/10/2020 às 10:10

Prefeitura realiza entrega de plantadeira de mandioca para Fundação Indígena para fortalecer a Agricultura Familiar

O equipamento permitirá agilidade nos serviços dos produtores indígenas mecanizando a produção

A Prefeitura de Sidrolândia realizou a entrega de plantadeira de mandioca para Fundação Indígena, que ficaram responsável de entregar para os caciques das aldeias do município. Foi investido o valor de R$ 19.940,00 para a aquisição da plantadeira, o equipamento permitirá agilidade nos serviços dos produtores indígenas mecanizando a produção.

De acordo com o presidente da fundação, Gedilson Gabriel, o maquinário vai oferecer vantagem de ampliar significativamente a produtividade quando comparado com o método manual.

“Esse equipamento dará vantagens para o nossos agricultores produzir em grande escala, nossa meta é mecanizar mais e mais a agricultura indígena e assim gerar renda a nossa população”.

Além da plantadeira de mandioca, o município já adquiriu, desde 2017, outros implementos como enxadas com limas, foices, metros de telas para galinheiro e chapéu de palha, ração para pintinhos, ração para alevinos e sementes que auxiliam na agricultura subsistência dos povos indígenas. As aldeias também receberam outros recursos para manutenção de máquinas, pagamento de tratoristas, óleo diesel para preparar terras.

No mês de abril deste ano, a Prefeitura de Sidrolândia realizou a entrega de um veículo Zero Km da marca Renault Kwid, no valor de R$ 39.990,00 para a Fundação Indígena do município. Além do veículo, a fundação liberou 800 litros de óleo diesel comum para cada comunidade, para beneficiar os agricultores indígenas da aldeia Lagoinha, Córrego do Meio, 10 de maio, Tereré e Nova Tereré. O veículo foi adquirido através da devolução de parte duodécimo da Câmara Municipal, no mês de junho do ano passado (2019).

O prefeito Dr. Marcelo Ascoli relatou a importância de estar atendendo e sempre apoiando a comunidade indígena.

“Pela primeira vez em Sidrolândia, na Gestão Pública, a comunidade indígena tem um espaço de fato, de direito, com orçamento e com recursos financeiros próprios. Na nossa gestão foi criado a Fundação Indígena, e não foi só algo que ficou no papel, ela tem ações práticas, orçamento garantido, corpo de trabalhadores que dá desemprenho as funções ligada as comunidades indígenas, vários avanços ocorreram. Ficamos agradecidos por deixar mais essa semente, que certamente ela vai continuar dando frutos, e tenho certeza que hoje a entrega dessa plantadeira de rama, significa muito mais que isso, significa que o nosso povo indígena tem espaço na gestão, então eu fico muito feliz de deixar mais essa boa política pública entregue a população de Sidrolândia, em especial a comunidade indígena”, encerrou o prefeito.

A Prefeitura de Sidrolândia aproveita para lembrar das dicas importantes no combate ao Covid-19.

- Lavar as mãos

- Evitar tocar olhos, boca e nariz

- Cuidados em ambientes com aglomeração de pessoas

- Use Álcool gel e máscaras