22/12/2023 às 14:35, Atualizado em 22/12/2023 às 16:57

Após espera de 6 anos, água encanada chega à agrovila do Capão Seco

Rede de abastecimento ativada na agrovila do distrito de Capão Seco  (Foto: Divulgação)

A Sanesul começou a colocar em funcionamento nesta sexta-feira (22) a rede de água encanada implantada na Agrovila Cidade Viva, distrito de Capão Seco,  em Sidrolândia, serviço há 6 anos esperado pela comunidade que recorria a poços caseiros para suprir as necessidades de abastecimento d'água .

Segundo o gerente do escritório local da Sanesul, Márcio Cruz, serão conectados à rede de água todos os ramais dos terrenos onde há moradores residindo ou casas em construção.

A rede de água começou a ser construída há 9 meses, no início do mês de março , com previsão de serem investidos R$ 1.342.300,86, na implantação de 8,2 km de rede de água com 308 ligações, além de reservatório para 50 mil litros. O serviço está sendo feito pela Bodoquena Engenharia Comércio,  vencedora da licitação

Desde maio de 2021 está pronto o poço artesiano, perfurado pela Sanesul, com vazão de 15 mil litros de água.

A prefeita Vanda Camilo comemora a entrada em funcionamento da rede de água. Desde 2020 ela vinha fazendo gestões junto ao Governo e à Sanesul para destravar o projeto. A obra tinha sido licitada duas vezes, em setembro e no final de 2021, mas o processo não foi concluído porque nenhuma empresa apresentou proposta.

Os moradores não pagarão pela caixa e os hidrômetros. Eles esperavam há seis anos pela implantação da rede de água que foi autorizada em 2018, mas estava condicionado à disponibilidade da rede de energia elétrica que foi implantada no início de 2020. Em maio daquele ano foi feita a cessão de uso da área onde a Sanesul perfurou o poço e o reservatório.

Como o documento não passou pelo crivo da assessoria jurídica do Incra, o processo foi refeito e só foi concluído ano passado pela prefeita Prefeitura de Sidrolândia, quando a prefeita alterou o termo de cessão de uso da área de 24,9 hectares do Incra para a Prefeitura, assinado em fevereiro de 2016, permitindo a instalação da rede de água.