10/02/2021 às 10:57, Atualizado em 10/02/2021 às 12:01

Iniciada a perfuração de poço para abastecimento de água no Capão Seco

Obra é realizada pela Sanesul, que recebeu da Prefeitura o termo para exploração dos serviços no Núcleo Residencial do Distrito, em Sidrolândia. Autoridades foram ao local

Prefeita esteve em visita à obra, ao lado de secretários e vereadores (Fotos: Rafael Brites)

A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), iniciou na terça-feira (09/02) a perfuração de um poço tubular profundo com vazão para 15 mil m³ por hora, iniciando as obras da Estação de captação e abastecimento de água para o Núcleo Residencial do Distrito do Capão Seco, no município de Sidrolândia.

A empresa vencedora da licitação realizada pela Sanesul, Hidro Sonda Poços Artesianos, realizará a obra ao custo de R$ 127.499,99, conforme contrato celebrado após processo licitatório.

A prefeita de Sidrolândia, Vanda Camilo – acompanhada dos secretários Antônio Galdino de Oliveira (Sederma), Carlos Alessandro (Infraestrutura), Elaine Brito (Segov), e dos vereadores Joana Michalski, Cleyton Martins e Gilson Galdino – visitou na manhã desta quarta-feira (10/02) a área, e conversou com os encarregados da empresa.

Projeto do poço tubular profundo é mostrado às autoridades pelos encarregados da empresa

Convênio garante ligação domiciliar de água na localidade

Na semana passada aconteceu a assinatura do Termo de Cessão de Uso em Área Pública para a exploração dos serviços.

Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Sanesul e Prefeitura de Sidrolândia, são os entes envolvidos na regulamentação para que o benefício alcance os lotes da comunidade rural.

O Incra/MS, por meio de assinatura do superintendente Regional Substituto, Edson Lopes Chaparro, no dia 14/01/2021, autoriza a implantação do sistema de captação, reservação e distribuição de água no Núcleo Residencial do Capão Seco.

A prefeita Vanda Camilo, assinou no dia 03/02/2021, em nome da Prefeitura Municipal de Sidrolândia, o Termo de Cessão de Uso, ao lado de Walter Benedito Carneiro Júnior, diretor-presidente da Sanesul, e de Helianey Paulo da Silva, diretor de Engenharia e Meio Ambiente da estatal, onde o Poder Executivo Municipal concede à empresa de saneamento estadual, a cessão para a exploração dos serviços.

O procurador Jurídico da Prefeitura, Dr. Wellison Muchiutti Hernandes, esclareceu que havia um convênio anterior, que não previa a permissão à cessionária de realizar as ligações domiciliares. – Agora com o novo convênio assinado pela prefeita Vanda Camilo e os gestores da Sanesul, mediante autorização do Incra, ficará possível a realização deste serviço – explicou o procurador.

Empresa contratada pela Sanesul realiza a obra

Investimento pela Sanesul

O Núcleo Residencial do Distrito do Capão Seco, município de Sidrolândia, tem 600 lotes, e está localizado às margens da Rodovia MS-258 “Izidro da Silveira Nantes”, há aproximadamente 30 quilômetros do perímetro urbano.

A Sanesul prevê investir no local, R$ 1,2 milhão com a implantação de 7 quilômetros de rede, o poço em obras e reservatório com capacidade de 50 mil litros de água.