23/03/2021 às 11:15, Atualizado em 23/03/2021 às 11:17

Prefeitura busca apoio e parcerias para enfrentamento à Covid-19

Prefeita, secretário de Estado de Saúde e presidente da Assembleia Legislativa se reuniram na Capital para traçar mais ações e estratégias por Sidrolândia

Geraldo Resende, Vanda Camilo e Paulo Corrêa, na Secretaria de Estado de Saúde (Foto: Assessoria)

A prefeita interina de Sidrolândia, Vanda Camilo, esteve em Campo Grande na segunda-feira (22/03), onde se reuniu com o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, e com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Paulo Corrêa.

O objetivo foi solicitar mais apoio do Estado para as medidas de enfrentamento ao Coronavírus no município. – Fui em busca de apoio e parcerias para o enfrentamento à Covid-19 em Sidrolândia – frisou a prefeita.

Durante o encontro, Geraldo Resende elogiou a campanha de vacinação realizada pela Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e aprovou a estratégia do Drive-thru para a imunização dos grupos prioritários de Sidrolândia além da atenção com as pessoas que não possuem veículos para procurar pela vacina.

Pedido por hospital de campanha

Vanda questionou o secretário, sobre a possibilidade da instalação de um hospital de campanha em Sidrolândia neste período crítico, mas Geraldo se posicionou de forma contrário, apontando como prioridade a continuidade dos investimentos no Hospital Beneficente Dona Elmíria Silvério Barbosa.

- Além de terem alto custo (os hospitais de campanha), são inapropriados para este momento, dada a proximidade de Sidrolândia com a Capital, que tem a referência de atendimento o Hospital Regional, e o mais importante agora é estruturarmos o Hospital Elmíria Silvério Barbosa, como já fizemos com a abertura de 5 leitos de UTI. Me coloquei à disposição e disse claramente que vamos caminhar juntos porque o objetivo dela e do Estado se encontram, objetivo de salvar vidas e de levar o melhor atendimento à população de Sidrolândia – esclareceu Resende.

As autoridades também avaliaram os resultados da parceria entre Estado e Município para a realização dos projetos desenvolvidos pela prefeita. O secretário lembrou dos anos de parceria com Sidrolândia através do hospital, desde os tempos em que Vanda era diretora administrativa da unidade.

- A prefeita Vanda desde quando era diretora do hospital, é uma pessoa sempre envolvida na questão da Saúde, e já fizemos grandes parcerias. É uma pessoa que sempre colocou a Saúde Pública dentro da nossa orientação, de privilegiar os mais simples, humildes, que precisam do SUS. Agora enquanto prefeita interina tem sido um exemplo de mulher determinada, firme, cumpridora de compromissos, e foi assim com os mutirões de cirurgias que a população esperava há 3, 4 5 anos, e esteve ontem aqui na Secretaria, solicitando orientações e levando o que de fato pode ser feito para servir a população sidrolandense. Apontamos vários caminhos, parcerias, Sidrolândia e Dois Irmãos são as cidades que mais tem caminhado na aplicação das vacinas.

A Covid-19

A pandemia da Covid-19 está no período mais agudo, causando o aumento em números de óbitos, internações e casos positivos. Lamentavelmente esta realidade é vivida pela população mundial, e no Brasil a situação é crítica.

Em Mato Grosso do Sul é grande a preocupação com a situação dos municípios frente à onda do Coronavírus, e Sidrolândia é uma das localidades impactadas com a agressividade do vírus.

A Prefeitura de Sidrolândia tem trabalhado para assegurar medidas de enfrentamento junto à população para mitigar os impactos à saúde das pessoas e à economia local.

Através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Estado, foi instalada a tenda onde funciona o Centro de Testagens de Covid-19. A Gestão também leva a equipe itinerante às localidades rurais para realizar testes aos moradores, como já aconteceu com o Distrito de Quebra Coco, Distrito de Capão Seco e Assentamento Jiboia.

O Comitê de Enfrentamento à Covid-19, mantém equipes de fiscalização e orientação no comércio e nas ruas, solicitando o uso de máscaras, álcool 70% gel ou líquido, e em parceria com o Ministério Público, unidades de Segurança Pública, integram a Força Tarefa para o Toque de Recolher.

Mesmo com as medidas, há a superlotação nos leitos Covid-19 do Hospital Beneficente Dona Elmíria Silvério Barbosa. O número de casos positivos e de óbitos também aumentou.

O boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta terça-feira 923/01), informa 44 novos casos, 56 óbitos e 17 pessoas internadas.