27/08/2021 às 19:39, Atualizado em 28/08/2021 às 09:59

Prefeitura realiza mutirão e Incra confirma liberação de R$ 5,5 milhões para assentados

O mutirão Cidadania foi realizado nesta sexta-feira (27) no Núcleo da igreja São Marcos, localizado no assentamento Alambari CUT

Foto: Rafael Brites

Nos próximos 60 dias agricultores da reforma agrária de Sidrolândia vão receber R$ 4,5 milhões em créditos e financiamentos do Pronaf e do Fomento Mulher. Este é o resultado parcial das demandas apresentadas pelos assentados nas edições do Mutirão da Cidadania realizadas nos últimos dias 12 e 13 no Assentamento Alambari CUT. Nesta sexta-feira (27) eles estiveram no Núcleo da Igreja São Marcos no Alambari CUT, para receber a resposta das suas solicitações após análise dos técnicos da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

À esquerda, superintendente regional do Incra, Augusto Zottos. (Foto: Suélen Duarte)

Segundo o superintendente regional do Incra, Augusto Zottos, este volume de recursos pode aumentar porque muitos assentados não passaram nesta primeira triagem por falta de algum documento ou erros de grafia nos seus nomes, que apresentam divergências entre seus documentos pessoais. Feitas as correções, eles poderão obter o DAP (Declaração de Aptidão do Produtor),que os habilita aos créditos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o Contrato de Concessão de Uso (CCU), necessário para o obtenção do título de propriedade dos lotes.

Estão aprovados para liberação imediata 200 pedidos do Fomento Mulher que vão garantir R$ 5 mil a cada beneficiária, somando a injeção de R$ 1 milhão na economia da cidade. Com a liberação da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), 100 assentados poderão ter acesso aos créditos do Pronaf, o que vai significar mais R$ 4,5 milhões em recursos para investimento na produção.

Ivete Luíza sendo informada que o seu pedido para o Fomento Mulher está aprovado. (Foto: Suélen Duarte)

Dona Ivete Luíza, que mora há 10 anos no Assentamento Alambari CUT, foi informada pela técnica da Agraer, Rosimeire Carvalho, que seu pedido foi aprovado. Na próxima semana ela vai assinar o contrato para receber os R$ 5 mil do Fomento Mulher e, se tiver interesse, pode ter acesso aos recursos do Pronaf.

De acordo com o superintendente do Incra, na próxima semana será encaminhada a documentação de 270 assentados do Alambari para emissão em Brasília dos títulos de propriedade dos seus lotes. Outros 535 títulos serão entregues em setembro a agricultores familiares do Assentamento Eldorado I e II. Os documentos (DAP, CCU e os títulos) serão entregues diretamente nos lotes.

Mutirão

Aproximadamente mil pessoas participaram do Mutirão da Cidadania realizado nesta sexta-feira no assentamento Alambari CUT. O evento contou com a participação da prefeita Vanda Camilo, vice prefeita, Rose Fiuza, do deputado Gerson Claro, da presidente da Câmara, Juscinei Claro, superintendente regional do Incra, Augusto Zottos, diretor presidente da Agraer, André Nogueira, vereadores e secretários municipais.

Prefeita Vanda Camilo e vice prefeita, Rose Fiuza, na capela da igreja São Marcos do assentamento Alambari Cut. (Foto: Rafael Brites)
Foto: Suélen Duarte
Prefeita Vanda Camilo em seu discurso na abertura da ação. (Foto: Rafael Brites)
Durante o dia, cerca de mil pessoas estiveram presentes na ação. (Foto: Rafael Brites)