17/03/2022 às 13:10, Atualizado em 17/03/2022 às 13:11

Chuva dá trégua e asfalto no Cascatinha 2 começa a ser realizado

Foto: Rafael Brites

As condições climáticas permitiram e nesta quinta-feira (17/03) começou pela Rua Olivaldo Pereira, a primeira frente de pavimentação no Cascatinha 2. Só hoje, mais de 60 dias após o início dos serviços de drenagem e terraplanagem, o solo atingiu o nível adequado de umidade para aplicar a capa asfáltica. Neste período choveu muito, a terraplanagem teve de ser refeita, além da necessidade de rebaixamento das rosas sépticas para o nível das calçadas que serão construídas.

No Cascatinha 2 está programada a execução de 1,2 km de pavimentação, abrangendo trechos de 10 ruas. No bairro, que há 10 anos recebeu parte da drenagem, foram implantados mais 119,66 metros de drenagem, duas bocas de lobo tripla e quatro bocas de lobo simples.

Para dona Cenir Pereira, a pavimentação da rua onde mora pode ser um "remédio" para as seguidas crises de asma da filha, que se agravam com o período de seca, quando a passagem de carros e o vento levantam a poeira que suja as roupas estendidas no varal e cobre o piso e a mobília da casa.

A chegada do asfalto é comemorada por Valmir Manoel de Melo, vizinho de dona Cenir. Há 15 anos mora no bairro, período de convivência com a poeira e o barro. Nos dias de chuva mais forte, ele e a mulher têm dificuldade para ir trabalhar porque a rua fica intransitável.

Foto: Rafael Brites

Esta etapa da pavimentação foi viabilizada com recursos de emenda parlamentar da senadora Simone Tebet (MDB). O recurso alocado no orçamento de 2019 foi destravado pela atual gestão que licitou a obra ano passado.

O projeto prevê a pavimentação das ruas Cuiabá; Diogo Falkenberg; Getúlio Pereira de Arruda; Maria Marta Ducel e Olivaldo Pereira.

Investimento

No Cascatinha 2 já foram feitos 500 metros de asfalto. Receberam pavimentação trechos de ruas do Cascatinha que interligam o bairro à Rua Ponta Porã. Também foram beneficiados os moradores das ruas Martins Fradick, Antônio Corrêa Hortêncio, Nélio Saraiva Paim e Antônio Ferreira da Silva.

Para concluir a pavimentação do bairro, a Prefeitura abriu licitação na modalidade concorrência pública, para contratar a execução de 1,8 km de drenagem e 2,4 km de pavimentação no Cascatinha I. Nesta quinta-feira (17) foi homologado o resultado desta licitação. A S & G Construtora e Transporte venceu o certame com a proposta no valor de R$ 3.497.499,42, desconto de R$ 931.659,72, o que equivale a abatimento de 21% sobre o orçamento de referência, R$ 4.429.159,13, recursos do Avançar Cidades, financiamento contratado junto à Caixa Econômica Federal.

O asfalto chegará às ruas Antônio Ferreira da Silva, Nélio Saraiva Paim, Antônio Correa Hortenci, Martins Fradick (entre as ruas Cuiabá e Ponta Porã), Cuiabá (entre a Rua Diogo Cunha e Antônio Ferreira da Silva), Aurélio de Brito, Antônio Ferreira Almeida, Adelina Ferreira Barbosa, João Márcio Ferreira Terra (entre as ruas Nélio Saraiva Paim e Diogo Cunha), Nélio Saraiva Paim (entre a Rua Presidente Vargas).