12/08/2022 às 13:10, Atualizado em 12/08/2022 às 13:15

Começa pela Rua Diogo Cunha obra de drenagem e pavimentação no Cascatinha I

Foto: Jeffersom Lobo

Após mais de 10 anos de espera, esta semana tem sido de comemoração para os moradores do Bairro Cascatinha I que estão testemunhando o início das obras de drenagem e pavimentação do bairro, projeto viabilizado com recursos do Avançar Cidades. O serviço começou pela implantação da drenagem da Rua Diogo Cunha para captar a enxurrada que desce pelas ruas transversais. A tubulação será conectada com a drenagem existente no loteamento vizinho. A estrutura vai eliminar pontos de alagamento que geram muitos transtornos, embora a prefeitura mantenha manutenção com cascalhamento.

O projeto prevê a implantação de 1,8 km e 2,4 km de pavimentação, com previsão de entrega das obras em 10 meses. Parte da drenagem vai levar a enxurrada para o dissipador do Loteamento Pérola do Planalto, garantindo o escoamento até desaguar no dissipador existente no Cascatinha II. O início das obras reforçou a confiança de moradores como dona Ione Rodrigues Nantes. “Moro aqui há 10 anos e foram várias promessas não cumpridas de que o asfalto seria feito”, informa.

Foto: Jeffersom Lobo

O investimento na obra será de R$ 3.497.499,00, incluindo além da drenagem, meio-fio e pavimentação. Receberão asfalto as ruas Antônio Ferreira da Silva Hortenci, Martins Fradick (entre as ruas Cuiabá e Ponta Porã), Cuiabá (entre a Rua Diogo Cunha e Antônio Ferreira Almeida), Adelina Ferreira Barbosa, João Márcio Ferreira Terra (entre as ruas Nélio Saraiva Paim (entre a Rua Presidente Vargas).

Cascatinha II

No parcelamento vizinho, o Cascatinha I, a expectativa é que em dois meses a pavimentação esteja concluída. Está pronta a drenagem, meio-fio e nos próximos dias será aplicada a pavimentação. No Cascatinha II está programada a execução de 1,2 km de pavimentação, abrangendo trechos de 10 ruas. Foram implantados 119,66 metros de drenagem, duas bocas de lobo tripla e simples, reforçando a drenagem implantada há 10 anos. O projeto prevê a pavimentação das ruas Cuiabá; Diogo Falkenberg; Getúlio Pereira de Arruda; Maria Marta Ducel e Olivaldo Pereira.

No Cascatinha II já foram feitos 500 metros de asfalto. Receberam pavimentação trechos de ruas do Cascatinha que interligam o bairro à Rua Ponta Porã. Também foram beneficiados os moradores das ruas Martins Fradick, Antônio Corrêa Hortêncio, Nélio Saraiva Paim e Antônio Ferreira da Silva.