06/10/2021 às 13:39, Atualizado em 06/10/2021 às 15:45

Em visita a Sidrolândia nesta quinta-feira, governador libera R$ 1,4 milhão para obra de acesso ao frigorífico

O governador Reinaldo Azambuja assina convênio amanhã (07) com a Prefeitura para liberação de R$ 1.412.019,24. O recurso será investido na retomada e conclusão das obras de drenagem e pavimentação do acesso ao Frigorífico Balbinos pela Rua Dr.Costa Marques. A obra vai garantir o início das operações da sala de desossa, pronta há dois anos, que vai segurar a geração de 300 empregos diretos.

Em princípio a cerimônia seria nesta quarta-feira (06) na Capital, no entanto, o governador decidiu transferir o evento para Sidrolândia nesta quinta-feira (7) às 15h30 na em frente ao Paço Municipal.

Na visita à cidade o governador também entregará obras de melhorias do abastecimento de água, autorizar a licitação para implantação de rede de água, construção de reservatório no núcleo urbano do distrito do Capão Seco, além de repassar recursos para saúde. Também irá entregar 278 cartões a famílias beneficiárias do Programa Mais Social, 15 termos de autorização de baixa de hipoteca e caução a moradores do Residencial Tereré, empreendimento do extinto Previsul, e 42 títulos de regularização do conjunto habitacional Diva Nantes.

Expectativa

Desde a semana passada a prefeita estava na espera desta agenda após ter providenciado toda a documentação solicitada pela assessoria jurídica do Governo para assinatura do convênio. Por conta do trâmite burocrático necessário até a homologação do certame, a expectativa é a retomada da obra em janeiro.

A obra, iniciada em setembro do ano passado, parou em janeiro até a Prefeitura conceder a licenciamento ambiental e obter autorização do proprietário de um pesqueiro, Silvio Santos, por onde passará um trecho da drenagem antes da enxurrada desaguar no Rio Vacaria.

A prefeita Vanda Camilo providenciou em 20 dias o licenciamento ambiental que se arrastava há mais de dois anos. Cumprida a exigência, a empresa, a CRB Engenharia, que tinha executado 28%, cobrou reajustamento das planilhas para retomar o serviço. Como o pedido não foi aceito pela Agesul, a obra continuou parada.

Diante do impasse, a Secretaria Municipal de Infraestrutura reabriu o prolongamento da Rua Dr. Costa Marques, acesso ao Frigorífico Balbinos. O trecho de 800 metros estava interditado desde setembro do ano passado para a implantação de drenagem. Neste período o fluxo de caminhões boiadeiros e carretas que entravam e saiam da indústria era desviado pela Rua João Márcio Ferreira Terra.

São aproximadamente 1,3 metros de drenagem pela faixa de domínio público por onde vai escoar a enxurrada que desce do São Bento pelas ruas João Márcio Ferreira e Costa Marques (que receberá 550 metros de asfalto) e vai desaguar no Vacaria, após atravessar o pesqueiro de Silvio Martins.

A obra é reivindicada há 5 anos devido a exigência da Inspeção Sanitária do Ministério da Agricultura para liberar o funcionamento da sala de desossa, o que vai gerar 300 empregos. Foram investidos R$ 2 milhões na estrutura.

A prefeita Vanda Camilo buscou pessoalmente a solução do impasse que dependia da anuência do proprietário do pesqueiro para ele autorizar a passagem de um trecho da drenagem num trajeto do imóvel. No dia 13 de março, o proprietário assinou a anuência e terá como compensação o reforço da drenagem. Serão construídas duas bocas de dragão na confluência das ruas João Márcio Ferreira Terra, Nilo Peçanha, Antônio Alves Nantes e Tiradentes). Este sistema de captação adicional vai desviar a enxurrada que desce do Bairro São Bento que hoje alaga parte da chácara.