09/11/2021 às 06:52, Atualizado em 09/11/2021 às 08:53

Estado aumenta para R$ 1,7 milhão repasse da obra de acesso ao Frigorífico

A prefeita Vanda Camilo buscou pessoalmente a solução do impasse que dependia da anuência do proprietário do pesqueiro, Silvio Martins.

Foto: Rafael Brites

O Governo do Estado decidiu aumentar em 27,18% o repasse para a administração municipal concluir as obras de drenagem e pavimentação do acesso ao Frigorífico Balbinos pela Rua Dr. Costa Marques, que terá o trecho final a partir da Rua Thomas da Silva França asfaltado.

Dentro do Avançar Cidades, a Prefeitura vai fazer drenagem e asfaltar outros dois trechos da Costa Marques:

Entre a Rua General Pinho e a Rua João Maria Barbosa Nantes e da Rua Prudente de Moraes até a Thomas Cáceres.

Ao invés de R$ 1.412.019, 24 serão repassado R$ 1.795.813, 17, um acréscimo de R$ 383.793,93 em relação ao valor anunciado pelo governador Reinaldo Azambuja mês passado durante visita a Sidrolândia.

Prefeita Vanda Camilo

Segundo a prefeita Vanda Camilo, o valor foi corrigido depois que os engenheiros da Agesul (Agência Estadual de Empreendimentos) revisaram as planilhas das obras impactadas pelos aumentos de alguns insumos como o CAP (Cimento Asfáltico de Petróleo), usado na composição do asfalto.

A obra, iniciada em setembro do ano passado, parou em janeiro até a Prefeitura conceder o licenciamento ambiental e obter autorização do proprietário de um pesqueiro, Silvio Martins, por onde passará um trecho da drenagem antes da enxurrada desaguar no Córrego Vacaria.

A prefeita Vanda Camilo providenciou em 20 dias o licenciamento ambiental que se arrastava há mais de dois anos. Cumprida a exigência, a empresa, CRB Engenharia, que tinha executado 28%, cobrou reajustamento das planilhas para retomar o serviço. Como o pedido não foi aceito pela Agesul a obra continuou parada.

Foto: Rafael Brites

Diante do impasse, a Secretaria Municipal de Infraestrutura reabriu o prolongamento da Rua Dr. Costa Marques que estava interditado desde setembro do ano passado para a implantação de drenagem. Neste período o fluxo de caminhões boiadeiros e carretas que entravam e saiam da indústria era desviado pela Rua João Márcio Ferreira Terra.

São aproximadamente 1,3 metros de drenagem pela faixa de domínio público por onde vai escoar a enxurrada que desce do São Bento pelas ruas João Márcio Ferreira e De Costa Marques (que receberá 700 metros de asfalto) e vai desaguar no Vacaria, após atravessar o pesqueiro de Silvio Martins.

A obra é reivindicada há cinco anos porque é uma exigência da Inspeção Sanitária do Ministério da Agricultura para liberar o funcionamento da sala de desossa, o que vai gerar 350 empregos. Foram investidos R$ 2 milhões na estrutura.

A prefeita Vanda Camilo buscou pessoalmente a solução do impasse que dependia da anuência do proprietário do pesqueiro, Silvio Martins, para ele autorizar a passagem de um trecho da drenagem num trecho do imóvel. No dia 13 de março, o proprietário assinou a anuência e terá como compensação o reforço da drenagem. Serão construídas duas bocas de dragão na confluência das ruas João Márcio Ferreira Terra, Nilo Peçanha, Antônio Alves Nantes e Tiradentes. Este sistema de captação adicional vai desviar a enxurrada que desce do Bairro São Bento que hoje alaga parte da chácara.