24/07/2023 às 14:56, Atualizado em 24/07/2023 às 14:58

62 ACS e ACE participam da primeira turma de curso técnico do Projeto Saúde com Agente

ACS participantes do curso (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Sidrolândia está capacitando 62 servidores públicos municipais com o curso técnico em Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Combate às Endemias (ACE).

O curso faz parte do Projeto Saúde com Agente, oferecido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

A Secretaria Municipal de Saúde Pública (SEMSP) ao pactuar a participação, possibilitou aos servidores destas áreas a participação no curso, iniciado em agosto de 2022 com aulas teóricas online. Em dezembro começaram as aulas práticas ministradas por preceptores do próprio quadro da SEMSP, que passaram por uma capacitação, sendo elas, as enfermeiras Renata Sacai e Hilda do Nascimento, e a médica veterinária Sandra Regina Goularte.

Turma de ACE concluinte do curso técnico (Foto: Divulgação)

A primeira turma é composta por 43 Agentes Comunitários de Saúde e 19 Agentes de Combate às Endemias. O curso estará concluído nos primeiros dias de agosto.

Há uma expectativa para o início da segunda turma deste curso para 2024, já sinalizado pelo Ministério da Saúde, porém o período de inscrições para os servidores destes setores ainda será divulgado.

A prefeita Vanda Camilo e o secretário Luiz Pitó, aprovaram a iniciativa dos organizadores, já que promove a capacitação dos agentes que já atuam nestes setores.

- O Projeto Saúde com Agente é de extrema importância para nosso município pois proporciona um conhecimento técnico aos ACS e ACE, que são o elo entre a comunidade e os serviços de saúde. Com certeza vamos melhorar os indicadores de saúde, prevenindo doenças e atuando no cuidado integral das pessoas – avaliou Renata Sacai, supervisora dos Agentes Comunitários de Saúde no município.