Sidrolândia celebra no dia 4 de outubro o Dia do Agente Comunitário de Saúde e do Agente de Endemias, destacando a relevância desses trabalhadores para a saúde pública local. Profissionais que, diariamente, percorrem ruas e visitam residências, levando informação, prevenção e cuidado direto às famílias.
No município, esses profissionais representam o primeiro elo entre a comunidade e o sistema público de saúde. Durante as visitas domiciliares, orientam sobre práticas de prevenção, realizam inspeções, identificam situações de risco e também auxiliam no agendamento de atendimentos. Esse conjunto de ações fortalece a atenção básica e garante o bom desempenho do Programa de Saúde da Família (PSF).
Tecnologia a serviço da prevenção
Neste ano, Sidrolândia implantou uma nova ferramenta no trabalho de combate ao mosquito transmissor da dengue, chamada ovitrampas. As armadilhas capturam os ovos do mosquito, permitindo o monitoramento da infestação e a adoção de medidas preventivas mais rápidas e eficazes. A ação tem contribuído para proteger não apenas a área urbana, mas também comunidades indígenas do município.
A importância da visita domiciliar
A visita dos agentes é uma das estratégias mais eficazes de prevenção e promoção da saúde. Por isso, é fundamental que a população receba bem os profissionais, permitindo que desempenhem seu trabalho com segurança. Cada orientação transmitida e cada inspeção realizada ajudam a reduzir riscos, prevenir doenças e cuidar melhor das famílias.
A Prefeitura de Sidrolândia parabeniza todos os agentes de saúde e de endemias pelo compromisso e dedicação. Profissionais simples no dia a dia, mas de importância brilhante para a saúde pública, eles são parte fundamental da construção de uma cidade mais saudável, protegida e com qualidade de vida para todos.